Carnaval folclórico é destaque da programação da TV Cultura

Festividades do interior do Estado e blocos de rua da capital estão entre as principais atrações da cobertura

qui, 31/01/2008 - 11h19 | Do Portal do Governo

A TV Cultura fará cobertura diferenciada do carnaval 2008. Ao contrário das outras emissoras, mostrará o outro lado da festa mais popular do País, longe do burburinho dos camarotes repletos de celebridades e da concentração do sambódromo.

A emissora dará mais ênfase à revalorização da tradição popular, a chamada “Folia de Raiz”. “Esta época do ano destaca muitas riquezas culturais no Estado, sobretudo no interior, e nós, como TV pública, temos o dever de mostrá-las e divulgá-las”, explica Júlio Moreno, coordenador do Núcleo de Jornalismo da Fundação Padre Anchieta (FPA).

O carnaval 2008, exibido no Jornal da Cultura, de segunda a sexta-feira, apresentará o lado sociocultural da festa, mesmo durante a cobertura tradicional dos desfiles das escolas de samba. As reportagens também serão exibidas no programa Panorama, no domingo, 3, às 19 horas.

A cobertura mostrará blocos como o Cordão dos Bichos (de Tatuí) e o famoso Bloco Esfarrapado (do bairro da Bela Vista, na capital paulista).

Até o dia 5 (terça-feira “gorda”), o Jornal da Cultura reserva espaço ao tema, com reportagens diárias de blocos, músicas e desfiles, além de debates com estudiosos como Olga Rodrigues Moraes Von Simon, historiadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialista em carnaval de rua. O programa apresentará ainda reportagens sobre aids, uso de bebidas alcoólicas e sobre a Oficina de Cabeções, realizada no Museu da Língua Portuguesa.

Folias do interior

Moreno informa que o telespectador poderá acompanhar o carnaval de Pirapora do Bom Jesus, com o Samba de Bumbo, ou Samba de Lenço, cuja origem remonta ao tempo da escravidão e tem como principal característica o uso da zabumba para marcar o ritmo. Para aqueles que gostam dos desfiles de bonecões e cabeções, a emissora vai exibir o desfile em Santana do Parnaíba. A história da cidade inspirou o enredo deste ano da escola de samba Gaviões da Fiel (da capital paulista). Outro bloco famoso de Santana do Parnaíba, o Grito da Noite (grupo folclórico de origem negra) também será apresentado ao telespectador. O grupo sai na sexta-feira, 1º, e leva às ruas monstros, vampiros e bruxas desfilando ao som de bumbos. A festa é conhecida como a Noite dos Fantasmas.

A viagem pelo interior continua com a apresentação das festividades de Tatuí, com destaque para o Cordão dos Bichos, grupo criado em 1928 e formado exclusivamente por funcionários de uma indústria têxtil. O bloco é animado pela banda Furiosa.

Para os que adoram as marchinhas, a reportagem sobre São Luiz do Paraitinga será imperdível. A cidade, localizada a 171 quilômetros da capital, conta com mais de 20 blocos de rua e bandas locais que tocam no coreto central da cidade. Todas as marchinhas tocadas durante os dias de folia são compostas por moradores da região e retratam histórias e costumes do lugar. Uma lei municipal proíbe a execução de qualquer outro estilo musical durante as festividades, sob pena de apreensão do aparelho de som.

Na capital

Na segunda-feira, 4, a atração será o desfile do tradicional Bloco Esfarrapado, da Bela Vista, na capital. Criado em 1947 por um grupo de rapazes do bairro, entre eles o Armandinho do Bixiga – que mais tarde inventou também o gigantesco bolo servido ao público anualmente no aniversário da cidade – o bloco reúne pessoas de todas as idades e de várias regiões da cidade. Seu presidente atual, Nilton Credidio (o Tinin) informou que no carnaval de 2007 mais de 7 mil pessoas participaram do desfile. Para essa edição, avisa que o bloco colocará à disposição das crianças um trenzinho que percorrerá todas as ruas do bairro. O Bloco Esfarrapado vive de doações dos moradores do bairro do Bixiga, e para Tinin essa cobertura especial da TV Cultura será fator importante para a continuidade do carnaval de rua.

SERVIÇO

Carnaval 2008

Jornal da Cultura – de segunda à sexta-feira, às 22 horas

Panorama – domingo – 19 horas 

 

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)