Carnaval começa em janeiro no Museu da Língua Portuguesa

A partir do dia 10 de janeiro, tem início a Oficina Bonecos de Rua

ter, 06/01/2009 - 17h02 | Do Portal do Governo

O Museu da Língua Portuguesa promete repetir o sucesso de seu Carnaval de Rua deste ano em 2009. A partir do dia 10 de janeiro, tem início a Oficina Bonecos de Rua. Voltado para crianças a partir de 13 anos e adultos, o curso é gratuito e prossegue até o dia 21 de fevereiro, sempre aos sábados, das 14h às 17h.

As aulas ficam a cargo da professora Neide Rodrigues Gomes, umas das maiores especialistas em folclore brasileiro, além de pianista e artista plástica.

Durante a oficina, os participantes aprenderão a confeccionar os bonecões de rua utilizando os seguintes materiais: tela de pinteiro, arame liso, cola, corantes, tinta látex, papel graft, tecidos, espumas, jornais, bambus, pincéis, tesouras, canecalon, lãs e brilhos.

No final do curso, no sábado de Carnaval (21/02), a partir das 13h, os alunos apresentarão suas criações ao público, em um desfile nos arredores do próprio Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca e Parque da Luz. O desfile dos bonecos será acompanhado da Banda Lira Musical de Joanópolis, que executará músicas do Carnaval de Ouro do Brasil.

A realização é da Secretaria de Estado da Cultura em conjunto com a Poiesis – Organização Social de Cultura, que administra o Museu.

Sobre os Bonecos de Rua

Os Bonecos de Rua tiveram o seu auge na Europa durante o Renascimento onde na Comedia Del Arte a utilização dessas figuras eram comuns. A Igreja Católica proibia os cristãos de participarem das brincadeiras do Entrudo, por isso muitas pessoas escondiam-se atrás das máscaras e cabeções para poderem brincar. No Carnaval de Nice, de Veneza, da Espanha e Portugal, as máscaras e os cabeções são tradicionais.

No Brasil, chegaram com os colonizadores, em Olinda (PE), onde a tradição dos Bonecos de Rua é muito forte e alegram as festas de Momo. Na Bahia, eles aparecem nas comemorações do Divino Espírito Santo, com os nomes de Caretas, e no mês de junho durante a saída dos Zambiapunga.

Em São Paulo existem bonecos, bonecões, bichinhos de saia, e máscaras que podem acontecer em festas religiosas e principalmente no Carnaval, sempre acompanhados com alguns instrumentos de percussão ou bandas carnavalescas.

Serviço

Oficina Bonecos de Rua
Ministrante: Neide Rodrigues Gomes
Datas: 10, 17, 30 e 31/01 e 06, 13 e 21/02          
Horário: das 14h às  17h
Carga Horária: 21horas
Público-alvo: interessados a partir de 13 anos
Vagas: 20
Local: Museu da Língua Portuguesa
Endereço: Praça da Luz, s/nº, Centro São Paulo – SP CEP: 01120-010
Tels: (11) 3326-0775/ (11) 3227-0402

Da Secretaria da Cultura