Carlos Vogt é o novo secretário de Ensino Superior

Presidente do Conselho Superior da Fapesp substitui José Aristodemo Pinotti no cargo

qui, 09/08/2007 - 19h43 | Do Portal do Governo

O governador José Serra anunciou na noite desta quinta-feira, 9, o nome do professor Carlos Alberto Vogt como novo secretário Estadual de Ensino Superior. Ele substitui o professor José Aristodemo Pinotti, que pediu demissão no final da tarde de hoje.

Lingüista, Carlos Alberto Vogt é doutor em Ciências pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), instituição onde é professor desde 1969 e da qual foi reitor de 1990 a 1994. Foi diretor-executivo do Instituto UNIEMP – Fórum Permanente das Relações Universidade-Empresa.

Até assumir a Secretaria de Ensino Superior, Vogt ocupava a presidência do Conselho Superior da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O novo secretário é também presidente do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTeC), coordena o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, e é diretor de redação da revista eletrônica de jornalismo científico ComCiência.

O governador José Serra lamentou a decisão tomada por Pinotti. “Insisti que permanecesse no cargo, face à sua impecável lealdade de conduta em todos os momentos”, frisou o governador de São Paulo na carta em que aceitou sua demissão.

Serra reiterou o trabalho desempenhado por Pinotti na estruturação da Secretaria de Ensino, criada em janeiro com objetivo de aumentar o número de alunos nas universidades públicas e combater a exclusão social no Estado. Pinotti alegou motivos “estritamente pessoais” para deixar o cargo.

Leia carta de Pinotti enviada ao governador José Serra

Senhor Governador

Tem esta a finalidade de solicitar minha demissão do cargo de Secretário Estadual de Ensino Superior por motivos estritamente pessoais e relevantes, que justificam minha insistência em fazê-lo. Reitero, nesta oportunidade, meu apreço, amizade e admiração por Vossa Excelência e a certeza de que conduzirá, como tem feito, o nosso Estado na direção de um desenvolvimento humano e sustentável.

Renovo também a confiança no acerto de Vossa Excelência ao criar esta Secretaria, inovação que só um estadista poderia realizar, no sentido de dar solução aos graves e intocados problemas do Ensino Superior.

Foram sete meses de um trabalho intenso, pelo qual agradeço a oportunidade e a confiança em mim depositada.

Atenciosamente,

José Aristodemo Pinotti

Secretário do Ensino Superior

Leia carta do governador Serra remetida ao professor Pinotti

Prezado Professor Pinotti,

Conforme lhe disse pessoalmente, lamento sua decisão de deixar a Secretaria de Ensino Superior do Estado. Insisti para que permanecesse no cargo, face à sua impecável lealdade de condutada em todos os momentos, à sua capacidade de trabalho e ao papel essencial que desempenhou na criação e estruturação da Secretaria, bem como no tratamento das principais questões que envolveram seu funcionamento.

Por isso tudo agradeço-lhe em nome do Governo de São Paulo

Cordialmente,

José Serra

Governador do Estado de São Paulo