Carlos Vogt apresenta projeto da Universidade Virtual em SP

Secretário de Ensino Superior apresentou projetos a diretores, na Capital

qua, 03/10/2007 - 21h00 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 2, Carlos Alberto Vogt, secretário de Ensino Superior do Estado, apresentou projetos de sua Secretaria ao reitor, vice-reitor, pró-reitores e diretores da Universidade. A reunião ocorreu na Reitoria, na capital paulista. Entre as futuras ações de sua pasta, Vogt destacou a elaboração do projeto da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Segundo o secretário, pretende-se com o projeto responder à demanda por mais vagas no ensino superior público, além de criar uma ferramenta auxiliar para a formação de professores para os Ensinos Fundamental e Médio. A idéia é baseada no formato do Ensino a Distância (EaD). As transmissões dos conteúdos pedagógicos se dariam pelo sinal da TV Cultura. “Com a implantação da TV digital, os canais de sinal aberto poderão ter de quatro a seis programações simultâneas. Queremos utilizar um desses canais da Cultura para a Univesp”, salienta Vogt.

Vogt ressalta que esse projeto não implica na criação de uma nova instituição. A intenção é utilizar as experiências em EaD das três universidades estaduais públicas paulistas — UNESP, Unicamp e USP. “Queremos formar núcleos da Univesp em cada uma das três universidades. O funcionamento seria semelhante ao do Pedagogia Cidadã, oferecido pela UNESP”, destaca.

Segundo o reitor Marcos Macari, para a implantação da Univesp é necessário, ainda, a formatação definitiva do projeto e a aprovação dos órgãos colegiados das três universidades. A iniciativa da reunião partiu de um dialogo entre o reitor e o secretario, e obteve o respaldo do presidente do Fórum dos Diretores, Henrique Luiz Monteiro, docente da Faculdade de Ciências, câmpus de Bauru.

Da Unesp