Caravana do Trabalho: Secretário Afif encerra visita a municípios

Programa tem a missão de diagnosticar a demanda de mão-de-obra nos 645 municípios paulistas

seg, 01/10/2007 - 14h32 | Do Portal do Governo

A “Caravana do Trabalho” chegou ao seu ápice na última sexta-feira, 28, ao passar pela cidade de São Paulo. Liderada pelo Secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, a comitiva se reuniu com o prefeito da Capital, Gilberto Kassab, e com os subprefeitos.

 A “Caravana do Trabalho”, uma parceira com a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), tem a missão de diagnosticar a demanda de mão-de-obra nos 645 municípios paulistas.

 Iniciado em julho, o projeto visitou 22 cidades sedes administrativas do Estado de São Paulo. Nas reuniões, os prefeitos e autoridades receberam um questionário sobre a empregabilidade local. A Fundação Seade ficará responsável por mensurar o resultado com base nas repostas. Com o diagnóstico em mãos, os recursos destinados para a qualificação serão empregados com mais fidelidade à realidade de cada município.

Durante o encontro em São Paulo, o Secretário do Emprego afirmou que o Brasil vive um “apagão profissional”. Segundo Afif, ao mesmo tempo em que profissionais buscam emprego, inúmeras empresas oferecem oportunidades, mas que não são preenchidas pela falta de qualificação.

Afif ainda destacou a importância da parceira entre os poderes públicos. “Nós devemos ter todo o entrosamento com a Prefeitura do Município de São Paulo. Desta forma, nós podemos utilizar melhor os recursos disponíveis”, destacou.

O prefeito Gilberto Kassab elogiou e deu apoio a iniciativa. “Chegou o momento da integração no trabalho, na geração de emprego e na qualificação de mão-de-obra”, declarou.

 Nesta última jornada, a “Caravana do Trabalho” também passou por Osasco na quinta-feira

Da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho

(S.M.)