Caravana do Trabalho começa a coleta de dados

Encontro realizado no Cepam reuniu vereadores, secretários municipais, vereadores e deputados

qua, 10/10/2007 - 9h42 | Do Portal do Governo

A incursão pelo interior paulista da Caravana do Trabalho terminou no dia 28. O último evento realizado na sede da Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam) encerrou a primeira etapa do ciclo e reuniu o prefeito paulistano Gilberto Kassab, subprefeitos, secretários municipais, vereadores, deputados e autoridades ligadas à questão do emprego e do trabalho.

O projeto da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) percorreu as 22 regiões administrativas de São Paulo, convocando todos os prefeitos e visando comprometer, dessa forma, os 645 municípios do Estado numa jornada pela qualificação profissional dos trabalhadores.

Capital

Por causa da grande extensão territorial da cidade de São Paulo, os subprefeitos foram chamados para ajudar a mapear os principais focos de desemprego e demandas de cada subprefeitura. “A participação dos subprefeitos é extremamente importante, por causa da heterogeneidade de cada bairro. Existem locais na capital paulista em que o PIB é maior do que o de alguns países. Por isso, a importância da parceria entre a Sert e a prefeitura de São Paulo”, avaliou Gilberto Kassab.

O município oferece todos os serviços modernos requeridos para o funcionamento das empresas e típicos de uma cidade mundial. A capital é o principal pólo industrial do Estado e do País. Mantém indústria vigorosa, sobretudo a produtora de bens com maior valor agregado, que necessita de tecnologia e mão-de-obra especializada ou da proximidade do centro consumidor para se desenvolver.

“Apesar de toda essa riqueza, temos aproximadamente 800 mil desempregados. A maioria tem até 24 anos e não possui qualificação necessária para suprir os postos de trabalho disponíveis no mercado. Por isso, a importância do diagnóstico – que será feito pelos subprefeitos – que auxiliará a direcionar novas ações para diminuir o desemprego na capital paulista”, disse Geraldo Vinholi, secretário municipal do Trabalho.

O presidente da Cepam, Felipe Soutello, ressaltou que a parceria entre a Sert e a Cepam melhorará as ações que serão adotadas para reduzir a falta de emprego e ajudará o desenvolvimento do empreendedorismo, como é o Banco do Povo.

Diagnóstico

Na segunda parte do evento, o secretário Guilherme Afif Domingos encontrou-se com os subprefeitos e falou sobre as diretrizes da secretaria. “O questionário entregue aos senhores foi elaborado pela Fundação Seade. Deverá ser respondido precisamente e devolvido em 15 dias.

Com as respostas em mãos, a Fundação juntará aos dados numéricos que já possui. O cruzamento das informações vai gerar o diagnóstico do emprego, que ajudará a Sert a realizar novas ações para diminuir o desemprego no Estado e capacitar melhor o trabalhador. O diagnóstico possibilitará também a elaboração de um plano plurianual para a qualificação profissional. Ou seja, será feito planejamento para este setor por pelo menos quatro anos, permitindo ao Estado pensar em investimentos, em novos cursos, mudanças de mercado, etc”.

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)