Caravana da inclusão e unidade móvel da Rede Lucy Montoro chegam a Rio Preto

Objetivo é desenvolver políticas públicas e prestar serviços para pessoas com deficiência na região

qui, 15/07/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza nesta semana, em São José do Rio Preto, uma série de ações que inclui a chegada da unidade móvel Lucy Montoro, para o atendimento de pacientes, e da caravana da inclusão, acessibilidade e cidadania, para discutir e definir políticas públicas para o setor.

As atividades começam nesta sexta-feira, 16. A unidade móvel da rede de reabilitação Lucy Montoro deverá atender aproximadamente 70 pessoas que receberão gratuitamente, em caso de necessidade, órteses, próteses e demais ajudas técnicas.

Equipada com um consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica composta por salas de prova, de máquinas e de gesso, a unidade móvel é um caminhão de 15 metros de comprimento por 2,60 metros de largura, que conta com profissionais de diversas áreas da saúde (como  médicos fisiatras, técnicos de órtese e prótese, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e enfermeiros).

Já a caravana da inclusão, realizada em parceria com a União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp e com apoio do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD), acontecerá no sábado, 17.

O encontro vai abordar os temas Desenho Universal, Rede Lucy Montoro, Empregabilidade, Paradesporto, Cidadania e Valorização do Voto. A caravana tem como público-alvo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, gestores públicos, pessoas com deficiência e representantes de entidades dos municípios do Estado de São Paulo. O encontro é aberto e as inscrições, gratuitas, podem ser realizadas no local.

Na avaliação da secretária Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, o evento é fundamental para sensibilizar as autoridades e a sociedade sobre a importância do tema. “A caravana da inclusão pretende debater com as entidades locais o que pode ser criado e alterado para a melhoria de vida das pessoas com deficiência. É um importante instrumento de viabilização das políticas públicas regionais para as pessoas com deficiência”, afirmou.

Curso para cuidadores

Além da caravana da inclusão e da unidade móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, a cidade de São José do Rio Preto receberá na sexta-feira, o curso “Capacitação e Orientação para Profissionais de Saúde e Cuidadores de Pessoas com Deficiência”.

O curso aborda temas como a integração social e familiar da pessoa com deficiência, o desempenho das atividades da vida diária, trabalho e lazer, as dificuldades de comunicação e deglutição, os aspectos da dinâmica psicológica, entre outros.

Caravana da inclusão
Data: sábado, 17
Local: Centro de Convenções – ACIRP, Avenida Bady Bassitty, nº 4.052, São José do Rio Preto – SP
Horário: a partir das 9 horas