Caravana da inclusão, acessibilidade e cidadania começa neste sábado em Jaú

Objetivo é mobilizar e conscientizar a sociedade para a necessidade de consolidar políticas públicas que contemplem os direitos da pessoa com deficiência

sex, 09/04/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Em 2008, a Lei n. 1038 criou a primeira Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A principal missão dessa pasta é criar e consolidar políticas públicas e ações voltadas aos cerca de 4,2 milhões de pessoas com deficiência no Estado de São Paulo. Entre as ações que estão sendo realizadas estão a criação da rede de reabilitação Lucy Montoro, fórum de empregabilidade e concurso de moda inclusiva, entre outros.

Para divulgar os temas alusivos aos direitos e inclusão social das pessoas com deficiência e envolver os gestores municipais de todo o Estado, a secretaria irá percorrer o Estado de São Paulo e realizar uma série de encontros temáticos, de abril até agosto. Nesses eventos serão discutidos assuntos como desenho universal, reabilitação, empregabilidade, paradesporto e cidadania/direitos e valorização ao voto. O objetivo é mobilizar e conscientizar a sociedade para a necessidade de consolidar políticas públicas que contemplem os direitos das pessoas com deficiência.

A Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania é uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a União de Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP) e apoio do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD). O público alvo são prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, gestores públicos, pessoas com deficiência e representantes de entidades municipais.

A primeira região a receber a caravana será Jaú neste sábado, 10. As outras nove cidades serão:

Ribeirão Preto – 24 de abril
Sorocaba – 15 de maio
São José dos Campos – 29 de maio
Presidente Prudente – 12 de junho
Santos – 26 de junho
São José do Rio Preto – 17 de julho
Peruíbe – 31 de julho
Fernandópolis – 14 de agosto
Americana – 28 de agosto

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência