Caraguatatuba ganha Centro de Detenção Provisória

Mais segura e totalmente equipada, unidade prisional será entregue no dia 11 de julho

ter, 08/07/2008 - 21h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Administração Penitenciária inaugura na sexta-feira, 11, o Centro de Detenção Provisória “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira” de Caraguatatuba, com capacidade para 768 detentos. A nova unidade irá abrigar presos provisórios e desativará as carceragens de distritos policiais da região, trazendo mais segurança e tranqüilidade à população, além de possibilitar ao policial o seu retorno ao trabalho investigativo.

A nova unidade homenageia postumamente o Dr. Mariz pelos seus préstimos ao sistema penitenciário de São Paulo.

O CDP deve receber detentos dos municípios de Caraguatatuba, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Taubaté e Ubatuba, proporcionando redução na superlotação carcerária não apenas no Litoral Norte, como também em parte do Vale do Paraíba.

Com 10.559,11 m² de construção, o CDP está mais seguro, pois foi projetado de maneira que os raios, onde se encontram as celas, tenham a capacidade de 96 presos e sejam isolados entre si pela galeria de acesso. O controle de cada raio é feito através de gaiolas de acesso e a localização da muralha e das torres de vigia possibilita perfeita visualização da unidade.

O mesmo isolamento através de galerias ocorre com os pavilhões de trabalho e a cozinha, que é a grande novidade dos modelos de CDP da SAP. Normalmente, nos CDPs, a alimentação vem de fora da unidade (terceirizada ou de outro presídio). Com a cozinha, os próprios detentos vão preparar as refeições na unidade, sob a supervisão de funcionários, como acontece nas Penitenciárias e demais modelos de unidades da SAP.

A obra custou R$ 19,9 milhões e gera 260 empregos diretos. O Centro de Detenção está localizado na Estrada Pirassununga, 500 – Bairro Porto Novo.

Mais vagas para presos provisórios

Com a próxima inauguração, a Secretaria da Administração Penitenciária entrega 1.536 novas vagas, uma vez que, em 27 de junho, foi inaugurado o CDP de Serra Azul, com capacidade para 768 presos. Tratam-se ações do Governo do Estado de São Paulo para ampliação de vagas no Sistema Prisional.

Da Secretaria de Administração Penitenciária

(M.C.)