Capital vai ganhar 5ª unidade do Poupatempo

Prefeitura transferiu para o Estado nesta quinta-feira, 31, o imóvel em Cidade Ademar que vai abrigar o posto

qui, 31/07/2008 - 15h45 | Do Portal do Governo

Atualizada às 17h54

Os moradores da zona sul da capital paulista ganham no começo de 2009 mais uma unidade do Poupatempo, espaço onde são oferecidos mais de 250 serviços públicos, como emissão de RG, CPF, recebimento de tributos e acesso gratuito à internet. O anúncio foi feito pelo governador José Serra nesta quinta-feira, 31, em Cidade Ademar, durante vistoria do imóvel que abrigará o quinto Poupatempo da capital e foi transferido ao Governo do Estado pela Prefeitura de São Paulo.

“O importante do Poupatempo é a economia de tempo para as pessoas. Quem hoje leva 30 dias para tirar uma carteira de identidade, vai tirá-la em 24 horas. Quem hoje leva 20 dias para tirar um certificado de antecedentes criminais, vai tirá-lo na hora. Uma carteira de trabalho que leva 15 dias poderá ser tirada em um dia. É algo que facilita muito a vida de toda a população”, afirmou Serra na tarde desta quinta-feira em Cidade Ademar. “É um serviço de muita qualidade, que vai de encontro aos interesses da população”, resumiu Sidney Beraldo, que acompanhava o governador.

A inauguração do novo posto está prevista para o primeiro semestre de 2009 e deverá abrigar cerca de 110 funcionários. A previsão de investimento é de R$ 20 milhões, que deverão ser desembolsados pelo Estado em 60 meses (cinco anos). O valor engloba o investimento para a implantação e o custeio da manutenção do posto ao longo de todo este período, que serão realizados por uma empresa licitada.

O local escolhido para a instalação do novo Poupatempo da capital é estratégico: o posto funcionará numa área de cerca de 2 mil metros quadrados no número 5.497 da Avenida Cupecê. Trata-se de uma região de grande movimento, com pequeno centro comercial e importante corredor de ônibus por onde passam 25 linhas, inclusive intermunicipais.

A unidade terá capacidade para realizar mais de 4 mil atendimentos diários e 88 mil por mês – muitos deles a moradores de Diadema, município da região metropolitana de São Paulo próximo da região. O Poupatempo estará aberto de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.

Plano de Expansão

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp que há mais de dez anos presta serviços públicos de qualidade à população. Com a inauguração do Poupatempo de Osasco, no último dia 17, o programa passou a contar com 12 postos fixos, além de sete unidades móveis que circulam pela Grande São Paulo e pelo interior.

Em junho deste ano, o Poupatempo ultrapassou a marca de 195,8 milhões de atendimentos prestados no Estado – número superior ao total de habitantes do país, que, segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de 187.085.968 habitantes. Diariamente, o Poupatempo realiza uma média de 92 mil atendimentos. Para se ter uma idéia dos números na capital, o Poupatempo da Sé realiza cerca de 11 mil atendimentos, o de Santo Amaro faz 12,5 mil, o de Itaquera 13,8 mil e o da Luz 2,1 mil.

Com a primeira fase do Plano de Expansão do Poupatempo, anunciada em outubro de 2007 pelo governador José Serra, a capacidade diária de atendimento do programa será ampliada em 50% no Estado. Além da unidade de Cidade Ademar, serão entregues postos em Santos e São José do Rio Preto e implantadas onze novas unidades nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Taboão da Serra e Taubaté.

Serviços do Poupatempo

Acessa São Paulo – acesso gratuito à internet.

Banco Nossa Caixa – recebimento de taxas e tributos.

Detran – emissão de segunda via de Carteira Nacional de Habilitação e renovação.

e-poupatempo – serviços públicos eletrônicos (registro de boletim de ocorrência, inscrição em concursos públicos, emissão de segunda via de contas, consulta de multas de trânsito).

IIRGD – emissão de RG e Atestado de Antecedentes Criminais.

Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Poupatempo – 0800 772 36 33

Outro anúncio

Ainda em Cidade Ademar, o governador José Serra anunciou mais um investimento do Governo do Estado na região: um corredor de ônibus da EMTU (Empresa Municipal de Transportes Urbanos de São Paulo) entre Diadema e o bairro do Brooklin, na capital.

Segundo o governador, em 2009 o corredor estará pronto para receber ônibus a óleo diesel e em 2010 receberá ônibus elétrico. “Essa é uma forte demanda da região”, observou o governador José Serra ao lado do presidente da EMTU, José Ignácio Sequeira de Almeida.

Manoel Schlindwein com  Secretaria de Gestão Pública

(I.P.)