Capital terá seu primeiro Instituto de Reabilitação

Segunda unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, Instituto será referência e atenderá 10 mil pacientes por mês

qua, 08/10/2008 - 11h13 | Do Portal do Governo

Na data em que se comemora o “Dia do Deficiente Físico”, próximo sábado, 11, o governo do Estado lança a pedra fundamental do primeiro Instituto de Reabilitação da cidade de São Paulo. Localizado na Vila Mariana, zona sul da capital, o prédio vai incorporar a atual sede da DMR (Divisão de Medicina de Reabilitação) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e começará a ser construído ainda neste mês. Ele fará parte da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, lançada em maio deste ano. 

Com investimento de R$ 22 milhões, a nova unidade será construída por meio de um convênio entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Saúde e a DMR. A data prevista para o término das obras é de aproximadamente 18 meses.

O Instituto será implantado de acordo com o diferencial proposto pela Rede Lucy Montoro: oferecer reabilitação integral aos pacientes. Para este atendimento multidisciplinar, contará com oficinas terapêuticas e profissionalizantes, oficinas de órteses e próteses e disponibilizará aos usuários serviços como piscina especial para hidroterapia, laboratórios de função pulmonar e análise do movimento, terapias complementares, espaço para o condicionamento físico e atendimento em grupo, quadra poliesportiva para práticas de esportes, salas de RPG e terapia ocupacional.

Pronta, a nova unidade atenderá 500 pacientes diariamente, uma média de 10 mil atendimentos por mês e contará com profissionais de diversas áreas, como médicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas, todos especializados em reabilitação.

Inicialmente, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro terá três unidades, uma na capital e duas no interior. A primeira unidade, lançada no dia 8 de maio deste ano, já está sendo construída em Campinas (SP) junto à Unidade de Radioterapia do Centro Infantil Boldrini, referência no tratamento de câncer infanto-juvenil. A terceira cidade a receber um centro será definida em breve.

Ainda para o atendimento de pacientes em reabilitação, serão criados 15 núcleos de pequena complexidade em todo o Estado. A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência informou que os 40 AMEs (Ambulatório Médicos de Especialidades), que estão sendo criados pelo governo estadual, também contarão com profissionais treinados para este tipo de prática. 

 

Lançamento do Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro, em São Paulo

Onde: Rua Diderot, 43, Vila Mariana, estação de metrô Chácara Klabin, altura do nº 3.830 da Rua Vergueiro, São Paulo (SP)

Data: 11 de outubro de 2008, sábado

Horário: meio dia

Mariana Garbin com Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência