Capital terá mais de 200 câmeras de monitoração

40 já foram instaladas e funcionam em caráter experimental

ter, 17/06/2008 - 10h11 | Do Portal do Governo

O policiamento das ruas de São Paulo está sendo reforçado. Capazes de girar em torno de seu próprio eixo num ângulo de 360 graus, de focar uma placa a centenas de metros e de identificar a prática de crimes e outros atos ilícitos, 200 câmeras de última geração serão usadas pela Polícia Militar (PM) no patrulhamento das ruas da capital. Elas estão sendo instaladas em avenidas, ruas, corredores urbanos e locais de grande afluxo de pessoas.

Com a aquisição, das atuais 35 câmeras da prefeitura de São Paulo (utilizadas em comodato com a Guarda Civil Municipal), a PM passará a dispor de 235 unidades e terá sua capacidade de monitoramento multiplicada por seis. Este ano, foi adquirido um primeiro lote com 100 delas. “Outras 100 serão compradas ainda em 2008”, prevê o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão. Da primeira remessa, 40 já foram instaladas e estão funcionando em caráter experimental.

Monitoramento – A localização exata das instalações não será anunciada, mas já se sabe que serão colocadas em locais de grande movimentação popular ou de veículos, como o centro de São Paulo, proximidades de estádios e ginásios, além de regiões com índices de criminalidade mais elevados. Para a elaboração do plano de monitoramento de câmeras, foi feita consulta a um especialista inglês. A Inglaterra é o país que mais utiliza esse recurso no policiamento ostensivo, com cerca de 2 milhões de equipamentos em funcionamento.

O aprendizado com a experiência inglesa levou ao reforço no treinamento de operadores para as câmeras, considerado tão importante como a própria aquisição para a eficácia do recurso. “Pois, dessa forma, eles poderão despachar viaturas para os locais imediatamente”, explica o secretário. Mas a tecnologia do equipamento permite também que ele funcione, eventualmente, até na ausência dos operadores. As câmeras podem ser programadas para identificar mudanças em qualquer cenário e disparar alarmes.

Da Secretaria da Segurança Pública

(M.C.)