Capital sediará IV Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Objetivo do encontro, que reunirá participantes internacionais e de todos os estados brasileiros, é ampliar diálogo entre profissionais e pessoas engajadas com a segurança pública

qua, 03/03/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

O IV Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, considerado um dos mais importantes eventos na área de Segurança Pública do Brasil, será  na Capital paulista. O evento acontecerá entre os dias 15 e 17 de março, no Centro de Exposições e Convenções, Expo Center Norte, localizado na Vila Guilherme, na zona norte. O principal objetivo do encontro, que reunirá participantes internacionais e de todos os estados brasileiros, é ampliar o diálogo entre os profissionais e as pessoas engajadas com a segurança pública, promovendo debates e formulando propostas fundamentadas para o aprimoramento na área.

O evento reunirá policiais militares, civis e federais, gestores de segurança pública, pesquisadores, representantes da liderança da sociedade civil de todo País, além de representantes do terceiro setor e outros profissionais atuantes na área de segurança pública, destacados pelo seu envolvimento com iniciativas de inovação e aperfeiçoamento da segurança pública. Esse grupo irá compartilhar e adquirir experiências e conhecimentos nas diversas áreas deste campo.

Realizado desde 2007, o encontro deste ano tem como um dos principais objetivos ampliar o diálogo entre os profissionais e as pessoas engajadas com o tema da segurança pública. Para isso, serão realizados debates e elaboradas políticas públicas e propostas fundamentadas para o aprimoramento na área, por meio da troca de experiências, estudos e conhecimentos dos profissionais do setor.

A IV edição do evento pretende também dar continuidade e consolidar o encontro como espaço distinto para a cooperação entre membros das polícias nacionais e estaduais e das guardas municipais, gestores e profissionais das secretárias de segurança, além de pesquisadores e lideres de organizações da sociedade.

Durante o encontro serão discutidos diversos temas relacionados à segurança no País. Entre eles, destacam-se a valorização profissional como ferramenta da gestão; prevenção e investigação de homicídios: estratégias consolidadas e novos desafios o caso de São Paulo; policiamento comunitário; ensino policial e currículo mínimo; investigação, inteligência e tecnologia; planejamento de segurança pública para grandes eventos: Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016; ambiente escolar e segurança; entre outros.

Os conteúdos debatidos estão subdivididos em duas conferências e 30 mesas redondas, com amplo espaço para discussões, que serão ministrados por especialistas nacionais e internacionais. As duas grandes conferências – realizadas nos dias 16 e 17 de março das 9 às 10h30 – serão compostas por membros internacionais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e por integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU).

O IV Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma realização do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com a Secretaria de Estados dos Negócios da Segurança Pública do Estado de São Paulo, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Conta também com a co-realização da Fundação Konrad Adenauer, Polícia Militar, Polícia Civil e da Polícia Cientifica do Estado de São Paulo. Além do apoio do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Prefeitura de São Bernardo do Campo e da Urbania Editorial.

Como participar

Para obter mais informações sobre o evento, conferir a programação completa e saber como participar, acesse o site http://www.adtevento.com.br/fbsp2010/

Da Secretaria da Segurança Pública