Capital sedia II Campeonato Brasileiro Militar de Hipismo

Há mais de 120 conjuntos (cavalo e cavaleiro) inscritos

qui, 07/10/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

Começou nesta quinta-feira, 7, o II Campeonato Brasileiro Militar de Hipismo na sede do Regimento de Cavalaria 9 de Julho da Polícia Militar, na capital paulista. A competição é organizada pelo Regimento de Polícia Montada da PM e faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), cuja primeira edição ocorreu em 2009, no Distrito Federal. O evento vai até este domingo, 10.

Participam do campeonato, a Polícia Militar do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Amazonas, Maranhão, Pernambuco e Mato Grosso. O Exército brasileiro comparece com a Escola de Equitação do Exército, a Academia Militar das Agulhas Negras, a Escola de Sargentos das Armas, o 1º Regimento de Cavalaria e Guardas, o 2º Regimento de Cavalaria e Guardas e o 3º Regimento de Cavalaria e Guardas.

Há mais de 120 conjuntos (cavalo e cavaleiro) inscritos, somando os PMs dos Estados, os competidores civis e aqueles das unidades do Exército.

Em uma pista de 60 metros de comprimento por 20 metros de largura, e com percursos de tamanhos variados, cavaleiros e cavalos precisam ultrapassar obstáculos no menor tempo possível. Os percursos são diferentes para cada conjunto de competidores. Os obstáculos variam de 11 a 14 por percurso.

As provas levam em conta o tempo ideal e o desempenho nas fases por que passam os competidores. O tempo dado a cada conjunto para realizar as provas depende do tamanho do percurso e do tipo das provas.

São quatro dias de provas, divididas em quatro séries de 1,00m, 1,10m, 1,20m e 1,30m, com três provas por série, todas realizadas na sede da Cavalaria.

Quando a barra superior de qualquer obstáculo é derrubada, o conjunto tem quatro pontos de penalização. Também há penalização quando o conjunto excede o tempo concedido para cada percurso. Se o cavalo parar ou se desviar (cometer uma desobediência) quando tiver de saltar um obstáculo, o conjunto é penalizado em quatro pontos, ou, se isso ocorrer por duas vezes, é eliminado.

O campeão de cada série é aquele que obtiver o maior número de pontos, somando as três provas. A equipe campeã será aquela cuja somatória de pontos de seus integrantes for a maior. No final de cada dia de prova, os campeões recebem a premiação de pista: uma medalha para o cavaleiro e uma escarapela para o cavalo.

No último dia de campeonato, os campeões recebem troféus. Ganha quem obtiver a maior pontuação durante todos os dias do campeonato. Os pontos são contabilizados pelo número de concorrentes da série mais um ponto, ou seja, se, em uma série, há 20 competidores, o primeiro colocado acumula 20 pontos mais 1.

Os cavalos dos competidores de outros Estados vêm de caminhão e ficam estabulados no Regimento até o final do campeonato. Todos passam por inspeção veterinária, e recebem um no pescoço, com todas as informações sobre o animal.

Da Secretaria da Segurança Pública