Capital paulista recebe evento sobre resíduos sólidos e coleta seletiva

No dia 30 de junho, Pirituba sediará o 1º Encontro de Meio Ambiente, com participação de órgão do Governo do Estado

seg, 18/06/2018 - 18h31 | Do Portal do Governo

Em 30 de junho, a Associação Comercial Distrital Noroeste, em Pirituba, na capital paulista, sediará o 1º Encontro de Meio Ambiente, com destaque para temas como a conscientização ambiental e os resíduos sólidos. O evento, que será realizado entre 8h e 14h, terá uma palestra ministrada pelo coordenador José Valverde, que dirige a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), vinculada à Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado.

O tema central da iniciativa, promovida pela subprefeitura de Pirituba/Jaraguá e pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, discutirá as políticas públicas do meio ambiente no território.

Desafio

Mestre em Direito Ambiental, José Valverde apresentará conteúdo sobre resíduos sólidos, coleta seletiva e revitalização de pontos de descarte irregular. Segundo especialistas, o lixo orgânico representa um desafio para os municípios, assim como outras temáticas que envolvem a política de resíduos, como logística reversa, aterros sanitários e controlados.

“O encontro permitirá a abordagem de segurança alimentar na perspectiva ambiental, levando em consideração o papel das hortas urbanas como instrumento de revitalização de espaços públicos degradados pela destinação inadequada de resíduos”, explica o coordenador da Codeagro. Segundo José Valverde, o governador Márcio França e o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim, orientam no sentido de atuar de forma intersetorial.

A prefeitura regional abrange os distritos de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, área na qual residem, em média, 437,5 mil pessoas. “Procuramos engajar a população no entorno de pontos viciados de lixo e a comunidade em geral na conservação do meio ambiente”, enfatiza o prefeito da regional, Ivan Renato Lima.

A programação do evento inclui palestras sobre nascentes e córregos, além de meio ambiente no território e sua preservação. Vale destacar que a sede da Associação Comercial Distrital Noroeste, em Pirituba, está localizada na Rua Luís Braille, 8 – São Paulo.