Capital ganhará mais uma Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso

A nova unidade está sendo construída no Jabaquara, zona sul, e deve ser concluída em 90 dias

qua, 01/08/2007 - 7h32 | Do Portal do Governo

A Capital ganhará mais uma Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso (DEPI) este ano. A nova unidade está sendo construída no Jabaquara, zona sul, e dentro de 90 dias, deve ser entregue à população. As obras para a reforma da antiga carceragem do 35º Distrito Policial, na avenida engenheiro George Carbiser, começaram há 20 dias.

Segundo o delegado titular do DP, Marcel Druziani, a região da 2ª Seccional, que conta com dez delegacias, poderá oferecer um atendimento preferencial aos idosos. “A delegacia vai ter uma equipe experiente destinada pelo departamento e, como a Delegacia da Mulher, terá vida própria”.

Além do atendimento diferenciado, a escolha da localização foi importante em pontos distintos, de acordo com o delegado. “A proximidade de duas estações do Metrô, muitos ônibus e avenidas de grande porte que facilitam a locomoção”, ressaltou Druziani. Ele ainda conta que o futuro espaço está próximo da parte carente da região.

A segunda unidade da DEPI irá se juntar a primeira que funciona desde setembro de 1992 dentro da estação República do Metrô, no centro de São Paulo. Druziani lembra, no entanto, que os idosos não precisam registrar suas queixas apenas nessas duas delegacias, e sim, em todas da Capital.

Essas ocorrências das pessoas com 60 anos ou mais costumam relatar uma série de problemas que demandam auxílio e orientação social para o exercício da cidadania. Segundo a polícia, quando houver necessidade, essas pessoas serão encaminhados a outros órgãos para resolver os seus problemas.

Os idosos também procuram as autoridades para reclamar em casos de abandono, maus tratos, ameaças, agressões e crimes patrimoniais, que podem ser investigados pela Delegacia do Idoso ou pelas demais da Capital.

Obras

Com a doação de R$ 142.900 do Banco Itaú, uma construtora toca as obras da segunda delegacia do idoso da cidade São Paulo. Para entregar a obra dentro do prazo esperado, cerca de 20 pessoas trabalham diariamente no local, inclusive nos fins de semana. As instalações estão sendo construídas em 400 metros quadrados.

Lessandro Vendrame

Da Secretaria Estadual da Segurança Pública