Capital ganha três novos postos de inscrição para curso de técnico em enfermagem

Os postos funcionarão nesta quinta e sexta-feiras, das 10 às 20 horas

qui, 20/08/2009 - 10h30 | Do Portal do Governo

Os auxiliares de enfermagem residentes na Capital interessados em se inscrever para o curso de técnico em enfermagem têm à disposição, nesta quinta e sexta-feiras, 20 e 21, três postos para inscrições. Eles estão instalados em hospitais e atendem das 10 às 20 horas.  Além destes locais, as inscrições também poderão ser feitas site www.fundap.sp.gov.br.

Até agora, o curso de técnico em enfermagem recebeu 31.893 inscrições, dos quais 10.939 somente na Capital.  

O curso de técnico em enfermagem é gratuito e abrange todo Estado. O público-alvo são os auxiliares de enfermagem da rede pública ou privada de saúde que estejam ou não em atividade. No total, são oferecidas pelo governo paulista 100 mil vagas. As inscrições vão até o dia 25 de agosto. Para se inscrever, o candidato tem de apresentar carteira de identidade, CIC e o número do Coren (Conselho Regional de Enfermagem). O objetivo é capacitar todos os interessados num prazo de três anos. 

A iniciativa está sob a coordenação da Secretaria de Gestão Pública, por meio da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo). Participam ainda do programa o Centro Paula Souza, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, e as secretarias da Saúde e da Educação.    

A finalidade do programa – denominado de TecSaúde – é ampliar a formação escolar dos profissionais  de saúde,  aumentar a sua inserção no mercado de trabalho e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população pela rede pública e privada de saúde, particularmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em São Paulo. 

O curso tem duração de 10 a 12 meses, dependendo da disponibilidade do candidato para conciliar as aulas com trabalho e estágio. A conclusão dos estudos aumenta a qualificação do candidato, que passa de auxiliar a técnico em enfermagem. 

Para participar, os interessados devem ter certificação reconhecida de auxiliar de enfermagem. De acordo com o Coren, existem no Estado de São Paulo 190 mil auxiliares de enfermagem, dos quais 70% estão na região metropolitana da Capital e os demais, no Interior. 

“No mercado competitivo de hoje, é preciso cada vez mais se aperfeiçoar profissionalmente. O curso vai possibilitar aos auxiliares de enfermagem ganhar qualificação, aumentando o seu grau de empregabilidade.  Essa iniciativa também trará reflexos positivos na qualidade do atendimento que estes profissionais prestam à sociedade”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo. 

Inscrições

Além dos postos nas unidades de saúde, é possível se inscrever pela internet no site da Fundap (www.fundap.sp.gov.br) Ali, os candidatos encontrarão a ficha cadastral, os requisitos do programa e as informações complementares sobre o curso. As dúvidas poderão ainda ser tiradas pelos telefones 3066-5660 ou 3066-5500.

Após fazer a inscrição, o candidato será contatado por e-mail, carta ou telefone pela escola da sua região que ministrará o curso. No comunicado constará o período da matrícula e o endereço da escola à qual deverá comparecer para efetuar a matrícula, bem como os documentos que deverá apresentar. 

O secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, ressaltou a importância do programa. “Quando a educação se põe a serviço da saúde, cumpre com o justo propósito de contribuir com a função social do Estado de assegurar tratamento digno e de qualidade a toda a população”, diz. 

O curso de técnico de enfermagem terá duração de 690 horas, sendo 490 de aulas teóricas e 200 de estágio supervisionado pelas unidades da ETSUS (Escola Técnica do SUS do Estado de São Paulo). As turmas terão até 36 alunos e serão formadas conforme o preenchimento das vagas. As aulas, com duração de até 12 meses, começam a partir de setembro com a formação das primeiras turmas. 

“Esta é uma iniciativa fundamental para aperfeiçoar o atendimento na rede pública de saúde. Queremos qualificar esses profissionais, que são responsáveis diretos pelos milhões de pacientes atendidos pelo SUS de São Paulo”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. 

Serviço 
Inscrições: pelo site da Fundap (www.fundap.sp.gov.br) ou nos postos dentro das seguintes unidades de saúde:

Hospital Geral Santa Marcelina do Itaim Paulista
Avenida Marechal Tito, 6035, Itaim Paulista

Hospital Geral do Grajaú
Rua Francisco Otávio Pacca, 180, Parque das Nações

Hospital Estadual de Vila Alpina
Rua Francisco Falconi, 1501, Vila Alpina 

Período das inscrições: até 25 de agosto
Convocação dos inscritos: para efetuar a matrícula, os candidatos inscritos serão chamados por telefone, carta ou e-mail
Início das aulas: primeiras turmas se iniciam a partir de setembro  
Número de vagas disponíveis: 100 mil
Público-alvo: auxiliares de enfermagem em atividade ou não
Carga horária do curso: 690 horas (teóricas e práticas), que serão cumpridas em até 12 meses
Taxa: gratuita, incluído o material didático
Telefones para informações e dúvidas: (11) 3066-5660 ou (11)3066-5500 

Da Secretaria de Gestão Pública