Capital contará com parque tecnológico e incubadora de empresa na Zona Leste

Projeto prevê instalação de mais de dez parques no Estado para desenvolver tecnologia e gerar emprego e renda à população

sáb, 10/04/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Desenvolvimento e a prefeitura da capital assinaram credenciamento provisório do Parque Tecnológico de São Paulo – Zona Leste no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec). O complexo será instalado em área de 203 mil metros quadrados, próximo à Estação de Metrô Corinthians-Itaquera e vai abrigar instituições de ensino e pesquisa, laboratório, empresas incubadas, centro de convenção, pavilhão de exposição, auditório, área de serviço e alimentação, edifício comercial multiuso e centro cultural.

O empreendimento será voltado à pesquisa e desenvolvimento nos setores de inovação e apoio de gestão, têxtil e moda, TI e software, inteligência de mercado e mídia e gerontologia. Com o credenciamento provisório, o Parque Tecnológico já começa a se estruturar para futuramente receber empresas interessadas em investir. O objetivo é estimular o crescimento econômico da região e a geração de emprego e renda para a população.

Parceiros

O projeto é ação conjunta dos governos estadual e municipal; Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo; Centro Universitário da FEI e Instituto Mauá de Tecnologia. Também recebeu o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e sindicatos patronais. Com a entrada do Parque Tecnológico da Zona Leste no SPTec, já chegam a 13 as iniciativas com credenciamento provisório: Barretos, Botucatu, Campinas (Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp), Ilha Solteira, Piracicaba, Santos, São José dos Campos, São Paulo (duas iniciativas: Jaguaré e Zona Leste), Sorocaba, São Carlos (duas iniciativas: ParqTec e Parque EcoTecnológico) e São José do Rio Preto.

Recursos

Na ocasião, também foi assinado convênio com a Escola de Artes Ciências e Humanidade da USP (EACH) para instalação de incubadora de empresas de base tecnológica, que será o embrião do parque. O acordo prevê investimento de R$ 842 mil para adequar o local a receber a incubadora, no Edifício I1 da EACH, no câmpus da USP Leste. Desse valor, R$ 663 mil serão repassados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento e o restante, em contrapartida da própria universidade. A incubadora contará com oito salas distribuídas em 682 metros quadrados. O prazo de execução da obra é de oito meses após a contratação da empresa que vencer a licitação.

A empresa que se instalar em parque tecnológico do SPTec participará do programa estadual de incentivos fiscais, chamado Pró-Parques. Instituições de apoio e empresas de base tecnológica poderão utilizar créditos acumulados de ICMS ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de projetos de investimento e no pagamento de ICMS relativo à importação de bens destinados ao ativo imobilizado. Em São Paulo, também haverá incentivos fiscais municipais.

Parque tecnológico é empreendimento para promoção de ciência, tecnologia e inovação. Oferece oportunidade para a empresa transformar pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo.

Na região do ABC

Santo André, no ABC paulista, também terá parque tecnológico, em área de 370 mil metros quadrados, na Avenida dos Estados, próximo ao Viaduto Salvador Avamileno, com acesso à futura Estação Pirelli, perto do Rodoanel Sul. Credenciamento provisório nesse sentido foi assinado entre a Secretaria de Desenvolvimento e a prefeitura local no final de março.

O espaço terá instituições de ensino, laboratório de pesquisa, galpão para ensaio, empresa incubada, auditório, pavilhão de exposição, minishopping com praça de alimentação e banco, escritório de administração e virtual office (projetada para oferecer toda infraestrutura necessária ao funcionamento de uma empresa, como instalação, recurso material e humano, serviço administrativo, operacional, assessoria contábil, fiscal e jurídica). O empreendimento será direcionado às áreas de transformados plásticos, metalurgia, petroquímica e tecnologia da informação.

Da Agência Imprensa Oficial e da Secretaria de Desenvolvimento