Capital adere a sistema e-CNHsp

Nova ferramenta garante mais segurança aos processos de emissão da CNH

seg, 26/12/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) implantou na capital paulista o sistema e-CNHsp. A ferramenta já é utilizada nas demais regiões do Estado e traz como benefícios mais transparência e segurança aos processos de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Desde o último dia 19 de dezembro, os cidadãos que forem passar pelo processo de primeira habilitação, renovação, reabilitação de permissionários ou adição e mudança de categoria terão primeiro que fazer um pré-cadastro no site www.e-cnhsp.sp.gov.br e agendar a apresentação da documentação e a coleta biométrica (captação de digitais, fotografia e assinatura digital) em uma das unidades de atendimento do Detran.SP na Capital: Interlagos, Aricanduva e Armênia, ou postos Poupatempo.

Após o cumprimento dessas etapas, o cidadão estará apto a prosseguir com o processo tradicional: exames médicos, psicotécnicos e realização de aulas teóricas e práticas.

Todos os parceiros nos processos de habilitação de condutores – como médicos, psicólogos, diretores e instrutores de Centros de Formação de Condutores (CFCs) – foram capacitados pelo Detran.SP para utilizar o novo sistema, mais ágil no fluxo das informações dos candidatos. “Em ampla reestruturação, o Detran.SP investe na excelência e na qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Formamos mais de 5 mil pessoas envolvidas nos processos de habilitação, garantindo o conhecimento na utilização eficiente da ferramenta. Através deste sistema conseguimos agilizar o atendimento e facilitar o fluxo e a segurança do trabalho dos parceiros”, explicou o coordenador do Detran.SP Daniel Annenberg.

O e-CNHsp funciona com transmissão de dados em tempo real para a base de dados do Detran.SP, permitindo a identificação dos operadores e dos cidadãos pelo reconhecimento biométrico e por meio de certificação digital (e-CPF).
Desde que foi implementado no Estado, em 2010, o sistema sofreu aprimoramentos e ajustes para melhor atender ao interior e suprir a alta demanda da Capital.

Passo a passo:

1. Pré-cadastro do condutor (confirmação da identificação e agendamento de coleta biométrica) pelo portal www.e-cnhsp.sp.gov.br para realização do procedimento em uma das unidades de atendimento do Detran.SP ou postos Poupatempo:

Unidade Aricanduva
Endereço: Av. Aricanduva nº 5555.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 8h às 20h; sábados, das 8h às 14h.

Unidade Interlagos
Endereço: Av. Interlagos nº 2.225 (dentro do Shopping Interlar).
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 8h às 20h; sábados, das 8h às 14h.

Unidade Armênia
Endereço: Av. do Estado, 900.
Horário de funcionamento: S egunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Postos Poupatempo *
Atenção! Não é necessário fazer agendamento para a renovação da CNH nos postos Poupatempo.
Poupatempo Sé
Praça do Carmo, s/nº

Poupatempo Itaquera
Av. do Contorno, 60

Poupatempo Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 176 / 258

Poupatempo Cidade Ademar
Av. Cupecê, 5497 – Jardim Miriam

2.
Documentos necessários para coleta biométrica nas unidades de atendimento:
Original e cópia do RG e CPF. O RG pode ser substituído por: documentos de identidade oficiais emitidos pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica), Polícias do Estado de São Paulo, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), Passaporte ou documentos de identidade de Conselhos ou Ordens de Classe (exemplos: OAB, CRM, CREA);
O CPF pode ser o número impresso na própria identidade, o cartão ou a página impressa do site da Receita Federal;
Original e cópia do comprovante de endereço emitido no máximo há três meses, contendo nome e endereço completo (inclusive CEP, cidade e bairro). São aceitos: contas de energia elétrica, água, telefone, IPTU, condomínio, contrato de locação e INSS (Comprovante do Instituto Nacional do Seguro Social);
Na falta de documento do solicitante, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais, irmãos e filhos, mediante apresentação de documento original que comprove o parentesco ou estado civil (RG, certidão de casamento ou escritura de união estável, certidão de nascimento).

3. Outras informações ao cidadão:
Disque Detran.SP: (11) 3322-3333

Sobre o e-CNHsp

Sistema de Controle da Obtenção da Primeira Habilitação, Renovação, Adição ou Melhoria de Categoria e Reabilitação da Carteira Nacional de Habilitação , instituído pela Portaria Detran 31, de 8 de janeiro de 2010, foi desenvolvido para substituir o Gefor – Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Formação de Condutores.

Concebido de acordo com premissas previstas na legislação federal e na regulamentação do Detran.SP para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação, o e-CNHsp integra todos os envolvidos no atendimento ao cidadão em um único ambiente online, reduzindo a necessidade de papéis, dinamizando a prestação dos serviços e simplificando os procedimentos.

Por meio do e-CNHsp, que é acessado via internet, tanto os cidadãos iniciam a abertura de processos referentes à obtenção e/ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação, quanto médicos, psicólogos, Centros de Formação de Condutores e Ciretrans – Circunscrições Regionais de Trânsito dão andamento aos fluxos relativos à emissão do documento.

Do ponto de vista tecnológico, o e-CNHsp traz uma série de inovações, como a transmissão de dados online e em tempo real e a identificação dos responsáveis pelo envio de informações ao banco de dados do Detran.SP por intermédio de Certificação Digital (e-CPF) e reconhecimento biométrico de impressões digitais.

Do Detran.SP