Cantinho da Rapunzel é inaugurado no Hospital Pérola Byinton

Todas as pacientes que passam por tratamento de quimioterapia podem se inscrever para receber a doação de uma peruca

ter, 08/03/2016 - 21h07 | Do Portal do Governo

Resgatar a autoestima de mulheres que perderam o cabelo por conta da quimioterapia é a missão no novo espaço chamado “Cantinho da Rapunzel” no Hospital Pérola Byinton, uma das principais referências em tratamento de câncer de mama e ginecológico em São Paulo.

A área será destinada para uma oficina de perucas, com profissionais treinados que farão desde a coleta da doação de cabelos até a confecção e entrega de perucas para pacientes que perdem os cabelos em decorrência de tratamentos médicos. A iniciativa surgiu após as pacientes do Perola Byinton serem benefiadas pelo Projeto Rapunzel Solidária.

Além do espaço, houve ampliação do “Cantinho da Beleza”, onde as pacientes podem cortar o cabelo, fazer a sobrancelha, maquiagem e esmaltação das unhas. São iniciativas da equipe de humanização da unidade para aumentar a autoestima das pacientes vítimas de câncer.

Todas as pacientes do Hospital que irão passar por tratamento de quimioterapia podem se inscrever para receber a doação de uma peruca. “Além disso, as próprias pacientes têm procurado para doar o cabelo antes dele começar a cair, assim, ajudam outras  mulheres na mesma situação antes de serem ajudadas, é uma superação incrível” complementa Carmelina Amadei, coordenadora do Núcleo de Humanização do Pérola Byington.

Na página do projeto no Facebook constam todas as informações para quem deseja participar doando cabelo. Qualquer mulher pode enviar por correio a sua doação, que é transformada em peruca e entregue as pacientes. Além disso, há 140 ‘Salões Amigos do Projeto’ e um ponto de coleta dentro do Hospital Pérola Byington.

Estão prevista ainda outras ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher no decorrer do mês. As pacientes irão receber workshops de maquiagem, ganharão batons e brindes de empresas parceiras e participarão da palestra “A dança como elemento transformador”, que contará com uma apresentação de dança. As funcionárias do hospital também serão homenageadas e irão receber workshops de maquiagem.

SERVIÇO:
Programação Pérola Byington

09 de março: distribuição de batons por Bruna Rocha

14 a 18 de março / das 11h30 às 14h: Semana da beleza para as funcionárias, com a consultora da Mary Kay Eleceia.

22 de março /10h: palestra “A Dança como Elemento Transformador”, com apresentação de dança e vivência (as interessadas poderão dançar também)

24 de março: Distribuição de brindes e disponibilização de um maquiador no Cantinho da Beleza para as pacientes da quimioterapia.

Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 683 – Bela Vista, São Paulo – SP

Do Portal do Governo do Estado