Cantinho da Beleza do Icesp: uma injeção de autoestima

Pacientes podem realizar diferentes procedimentos estéticos

sex, 08/04/2016 - 8h32 | Do Portal do Governo

Todo o processo de tratamento oncológico não é fácil. O paciente com câncer acaba sofrendo consequências físicas e também emocionais. A fim de valorizar a autoestima de quem está passando por este processo, o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) criou o programa Cantinho da Beleza.

Neste espaço, o paciente recebe um tratamento VIP para sair com o visual renovado, com corte de cabelo e barba, unhas feitas e maquiagem. “Às vezes, a dor emocional é muito maior que a física”, diz o supervisor de Hospitalidade, Marcelo Candido. “E o nosso papel no Cantinho da Beleza é amenizar isso”, completou.

Três vezes por semana, dois profissionais da beleza ficam responsáveis por prestar atendimento aos pacientes das 9h às 12h. Em média, 15 pessoas realizam os procedimentos. “A ideia é que os pacientes continuem a se embelezar depois do programa. O Cantinho tem justamente a missão de resgatar a autoestima”, disse Candido.

Uma das pacientes do Icesp, lembrou o supervisor, ia receber o pedido de noivado nas dependências do hospital. “Ela nos procurou e fizemos uma espécie de dia da noiva”, conta. “Além dos pacientes, os familiares também ficam felizes de ver a mudança comportamental de quem está tratamento.”

Como funciona?
Para aqueles que passam pela quimioterapia ambulatorial, o foco são minicursos de automaquiagem e dicas de como utilizar lenços na cabeça. 

Quem está internado em leitos comuns ou nas UTIs poderá solicitar corte de cabelo, manicure, higienização da pele, hidratação das mãos ou para ser barbeado, além de minicursos de maquiagem. Neste caso, o atendimento é agendado previamente e realizado no próprio leito.

Do Portal do Governo do Estado