Cantinho da Beleza cuida da autoestima de homens em tratamento do câncer

Objetivo do Icesp é diminuir sequelas causadas pela doença; podem participar pacientes em tratamento ambulatorial e os que se encontram internados

sáb, 08/08/2015 - 18h02 | Do Portal do Governo

Para diminuir o impacto de sequelas físicas e emocionais causadas pelo câncer, o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) criou um espaço destinado a elevar a autoestima dos pacientes. O Cantinho da Beleza, como é chamado, traz alívio a homens e mulheres que passam pelo tratamento. Aliás, os homens já são 35% dos atendidos.

Diagnosticado com câncer de pele em 2012, o dentista Ricardo Toledo, 55, recorre ao Cantinho da Beleza especialmente quando passa por longas sessões de radioterapia e quimioterapia. Enfrentando seu terceiro tratamento, desta vez para superar um carcinoma no pulmão, ele afirma que precisa permanecer longos períodos no hospital que não permitem que ele tenha um cuidado melhor consigo mesmo.

“Por vezes necessitei ficar conectado aos aparelhos por 24 horas e nem tempo para fazer a barba eu tinha. Era difícil não poder cuidar de mim, mas os serviços oferecidos me proporcionam isso, esse cuidado que não tenho como fazer”, contou.

“O que vale na iniciativa é, principalmente, o tratamento humanizado que recebemos. Todos os profissionais que me atenderam tinham um carinho especial em cada toque. Enfrentar dores que nunca imaginei sentir seria muito mais difícil sem esse auxílio”, disse.

Apoio
Especialistas confirmam que os serviços oferecidos pelo programa beneficiam os usuários, pois tira um pouco o foco do tratamento. “O intuito é fazer com que tanto aqueles que estão internados como os que passam por atendimentos ambulatoriais se sintam bem e até esqueçam, por alguns momentos, que estão no hospital”, diz a gerente de Hotelaria e Hospitalidade, Vânia Pereira.

Atualmente, o grupo de profissionais que trabalha com a estética no hospital oferece serviços como higienização de pele – técnica mais buscada entre os pacientes –, procedimentos de manicure, hidratação das mãos, maquiagem, corte de cabelo e de barba. Ainda são ministradas aulas de como usar lenços de diferentes maneiras.

Podem participar do programa os pacientes em tratamento ambulatorial e os que se encontram internados. Os atendimentos são realizados todas as segundas, quartas e sextas-feiras, durante três horas por dia.

Para saber mais sobre o programa acesse o site do Icesp.

Do Portal do Governo do Estado