Candidatos decifram enigma na prova de Química da Unicamp

Personagens resolvem muitos mistérios utilizando o conhecimento químico

ter, 15/01/2008 - 15h20 | Do Portal do Governo

“Eles estão de volta! Omar Mitta, vulgo Rango, e sua esposa Dina Mitta, vulgo Estrondosa, a dupla explosiva que já resolveu muitos mistérios utilizando o conhecimento químico em 2002”. A história do casal que entra mais uma vez no universo do Vestibular Unicamp introduziu a prova de Química no segundo dia de provas. “A idéia é que isso acabe estimulando os candidados a lerem com mais prazer as questões, todas envolvidas com o enredo criado para a ocasião”, disse o coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, professor Leandro Tessler, ao comentar as provas do dia. Além da prova de Química, os candidatos fizeram a prova de História.

Os candidatos responderam questões sobre Grécia Antiga, passando pelo Café em São Paulo e chegando aos 200 anos da transferência da Corte Portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808. O historiador da Unicamp, Cláudio Batalha, coordenador acadêmico da Comvest, comentou que neste ano a Universidade, que tinha como proposta reduzir as questões ao máximo, conseguiu cumprir este objetivo. “A prova de História está até mais sintética que a de Química”, observou. Tessler afirmou que muitas perguntas podiam ser inferidas a partir do próprio enunciado.

O coordenador da Comvest relatou ainda que a prova de Química estava bastante trabalhosa, pois exigia leitura criteriosa. No entanto, lembrou Tessler que facilitou muito a inclusão da tabela periódica já no início da prova. Igualmente salientou que nesta prova em geral os candidatos pensam estar diante de algo abstrato e distante do seu dia-a-dia, mas, ao contrário, “a cozinha de casa é o laboratório de Química”, contextualizou. “E a Química está presente no nosso cotidiano.”

Batalha enfatizou que as duas provas, além de testarem o conhecimento do aluno, avaliaram em grande medida a sua capacidade de compreensão e leitura. “O item um envolve uma questão mais ‘fácil’; já, o segundo, um tanto mais complexa. Procuramos dosar isso”, contou Batalha, com uma ressalva de Maurício Kleinke, coordenador de pesquisa da Comvest: “ao final, o peso acaba sendo o mesmo e com mais chances de o candidato não zerar nas provas”. Batalha acentuou que um mesmo enunciado pode extrapolar as questões de dados períodos históricos e que eles em geral foram resultantes de excertos de livros.

No segundo dia de provas da segunda fase, as abstenções totalizaram 7,92%. No ano passado, no mesmo dia, foram 7,57%. Em Campinas, como domingo (13), as abstenções continuaram diminuindo em relação a 2007. Duzentas e cinqüenta pessoas não fizeram as provas de Química e História. Piracicaba e Curitiba também tiveram menos ausentes, respectivamente 28 e 8. As orientações sobre as Provas de Aptidão, que ocorrem nos dias 21 a 24 deste mês, foram incluídas no Caderno de Provas. Hoje (15), os candidatos se debruçarão sobre as provas de Física e Geografia. A segunda fase termina amanhã, dia 17.

Segunda fase 2008

Provas:

Da Unicamp