Candidatos ao 2º vestibulinho das Etecs devem se inscrever até esta sexta

Serão oferecidas 2.240 vagas; exame será realizado no dia 20 de junho

qui, 27/05/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

O prazo de inscrições para o segundo vestibulinho das Escolas Técnicas (Etecs) o 2º semestre de 2010 termina nesta sexta-feira, 28. O exame será realizado no dia 20 de junho. No total, neste segundo semestre, o governo oferece 61.769 vagas para cursos técnicos em todo o Estado, divididas em dois vestibulinhos – no primeiro, que teve as inscrições encerradas em 21 de maio, são oferecidas 59.529 vagas.

Os candidatos ao segundo processo seletivo vai disputar 2.240 vagas para cursos técnicos, sendo 2.120 para as classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras, sob a administração de uma Etec 80 em duas Etecs, e mais 40 pelo convênio com a Secretaria Estadual de Educação.

A novidade neste vestibulinho é o curso técnico de Cuidador de Idosos, que será implantado na Etec Parque da Juventude e na Escola Estadual Dom João Maria Ogno Oslo (sob administração da Etec Carlos de Campos), ambas na Capital. Cada unidade vai oferecer 40 vagas.

Clique aqui e veja onde funcionam as classes descentralizadas.

Inscrições 

Para concorrer a uma das vagas do 2º vestibulinho, o candidato precisa estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo.

A inscrição deve ser feita no próprio município onde está localizada a escola que vai oferecer o curso, no horário das 16 às 21 horas. 

É necessário preencher a ficha de inscrição, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 20 (em dinheiro) em qualquer agência bancária.

Inclusão social 

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% aos estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição – após verificar se tem direito à pontuação acrescida -, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série. Vale lembrar que a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Do Centro Paula Souza