Câncer colorretal será tema de videoconferência para servidores

Iniciativa faz parte do Programa Prevenir Iamspe que realiza ações de prevenção de doenças e promoção à saúde dos funcionários públicos

qua, 23/06/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

Doença que pode ser facilmente detectada em sua fase precoce, o câncer colorretal atinge principalmente pessoas com alimentação rica em gorduras, sedentárias, obesas e fumantes. O alerta é da proctologista Eliana Steinman que irá falar mais sobre sintomas e riscos da doença durante a videoconferência que fará nesta quinta-feira, 24, das 10 às 12 horas. A médica integra a equipe do Serviço de Cirurgia Geral e Oncológica do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

O evento é gratuito e pode ser assistido ao vivo pela internet pelo endereço http:/media.escolasdegoverno.sp.gov.br/iamspe para ter acesso.

A iniciativa faz parte do Programa Prevenir Iamspe que realiza ações de prevenção de doenças e promoção à saúde dos funcionários públicos do estado.

Para a especialista em proctologia, a prevenção é fundamental já que este tipo de câncer é detectado com facilidade em sua fase precoce. “Uma colonoscopia indica se o paciente tem pólipos, que são potenciais focos para o aparecimento de câncer”, explica. Pólipo é uma espécie de verruga e pode aparecer em qualquer parte do intestino. “A retirada dos pólipos pode evitar em até 90% a incidência de câncer”, completa.

Riscos 

A estimativa da médica é de que 85% dos pacientes desenvolvem a doença pelo que se chama de estímulo ambiental. “Má alimentação, uma vida sedentária, tabagismo e obesidade são hábitos que agridem o intestino e o aparelho digestivo. As pessoas com esse perfil estão mais expostas, com mais chances de ter câncer nessa região do corpo”, afirma.

Os outros 15% portadores da doença têm como predominante o fator hereditário, quando um parente de primeiro grau também desenvolveu o câncer. “Nesses casos, os exames devem começar cedo”, salienta a Eliana.

Do Iamspe