Cancelado leilão de alienação de ações do capital social da Cesp

São Paulo possui outras alternativas para alavancar os recursos necessários à ampliação da infra-estrutura paulista

ter, 25/03/2008 - 18h36 | Do Portal do Governo

As empresas pré-qualificadas para participarem do leilão de alienação de ações do capital social da Companhia Energética de São Paulo (CESP) – Tractebel/Suez Energia, Neoenergia, CPFL Energia, EDP Energias e a Alcoa – não apresentaram garantias financeiras na Câmara Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) até às 12 horas de hoje, dia 25/03, conforme previsto no edital. Sem interessados, o leilão está cancelado.

Os possíveis fatores que inibiram os potenciais interessados foram: uma conjuntura internacional ruim, que atingiu particularmente as instituições financeiras, dificultando a obtenção de financiamento pelas empresas que pretendiam participar do leilão, o valor a ser pago pela Cesp de R$ 22,3 bilhões e o risco de não renovação das concessões das usinas de Ilha Solteira e Jupiá. Os recursos auferidos seriam investidos no Metrô, na CPTM, em estradas e em saneamento.

O Governo do Estado estabeleceu um preço mínimo que valorizava o ativo da Cesp e não aceitou reduzi-lo para atender os interessados no leilão. O Estado de São Paulo possui outras alternativas para alavancar os recursos necessários à ampliação da infra-estrutura paulista.

Da Secretaria da Fazenda

C.M.