Cana: chineses fazem acordo com o Estado de São Paulo

Acordo de cooperação técnica em biocombustíveis será assinado nesta terça-feira

ter, 04/11/2008 - 9h02 | Do Portal do Governo

Pioneiramente, representantes da Comitiva da Província de Henan, uma das maiores da economia chinesa, com cerca de cem milhões de habitantes, assinam acordo de cooperação técnica em biocombustíveis com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O ato ocorre nesta terça-feira, 4, a partir das 12h, na sede da Secretaria, com a presença do secretário João Sampaio e do presidente da Comissão de Desenvolvimento e Reforma de Henan, Ren Wenjie.

O acordo permitirá que o Centro de Cana ligado ao Instituto Agronômico (IAC), um dos seis institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria (Apta), possa trocar informações, receber visitas e realizar treinamentos com pesquisadores chineses. Da mesma forma, profissionais da Pasta poderão obter informações na área de biocombustíveis daquela província.

“Essa troca, pioneira, permitirá a aproximação com um mercado enorme, o intercâmbio de conhecimento com possibilidade de desenvolvimento de campos de experimentos. O intercâmbio faz parte da estratégia do Governo para exportação de tecnologia sucroalcooleira”, afirma o secretário. A pesquisa paulista na área de cana já desenvolve parcerias com vários países, com destaque para México, Angola e Moçambique.

O Centro de Cana, localizado em Ribeirão Preto e com unidades de pesquisa espalhadas por São Paulo e outros Estados, já lançou cerca de 15 variedades de cana nos últimos dez anos. Realiza um trabalho pioneiro para cana adaptada ao corte mecânico, menor utilização de água e defensivos.

Também estarão presentes no ato da assinatura o coordenador da Apta, Orlando Melo de Castro, o diretor do IAC, Marco Antônio Teixeira Zullo, e o diretor do Centro de Cana, Marcos Landell, além de representantes do Governo de Henan.

A comitiva chinesa permanece no Estado nos dias até 5 de novembro e farão visitas à União da Agroindústria da Cana-de-Açúcar (Unica), na Capital, ao IAC, em Campinas, e a empresas da região de Piracicaba.

Serviço

Assinatura de acordo de cooperação entre paulistas e chineses
Data: 4 de novembro
Horário: 12 horas
Local: Gabinete do secretário João Sampaio
Av. Miguel Stéfano, 3.900, Água Funda, São Paulo/Capital

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento