Campus Party Brasil terá participação especial da Fundação Padre Anchieta

Durante sete dias, internautas poderão conhecer o maior evento mundial de tecnologia e entretenimento eletrônico

qui, 17/01/2008 - 10h00 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez, a Campus Party, maior evento de Internet e entretenimento eletrônico do mundo, ocorrerá fora da Espanha. A edição de 2008 será sediada em São Paulo, de 11 a 17 de fevereiro, e contará com a presença da Fundação Padre Anchieta. O Brasil foi escolhido para ser palco da edição desse ano por causa da sua forte presença nas redes sociais on-line.

O evento que sacode a Espanha há 11 anos pretende transformar o Pavilhão da Bienal do Ibirapuera numa grande cidade tecnológica. “É uma Woodstock eletrônica. Os participantes da Campus Party mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro das instalações do evento. Lá encontram completa infra-estrutura de serviços, lazer, higiene, segurança, alimentação e, principalmente, tecnologia. Durante uma semana a Campus Party transforma-se na casa de todos”, explica Ricardo Mucci, coordenador da área de novos negócios.

As emissoras de Rádio AM e FM Cultura e a TV Cultura terão o maior estande da festa. O projeto será comandado pelo RadarCultura, ambiente colaborativo lançado recentemente pela Fundação Padre Anchieta (FPA). No espaço da Bienal, serão instalados estúdios para cobertura completa do evento com links diretos nos programas Pé na Rua, Vitrine e Jornal da Cultura. “Serão três câmeras ao vivo que mostrarão tudo que estará ocorrendo no Campus Party. Estamos estudando a possibilidade de criar um espaço especial no Opinião Nacional, para discutir a questão do software livre”, diz Mucci.Conheça o evento – O Campus Party é um encontro anual realizado desde 1997, com a finalidade de compartilhar curiosidades, trocar experiências e realizar todo o tipo de atividades relacionadas a computadores, às comunicações e às novas tecnologias.

Mucci diz que o público que visita o Campus Party é extremamente ativo na sociedade em rede, com enorme poder de formar opinião e de criar tendências. “É um público de vanguarda que antecipa o futuro da nova economia e os caminhos da tecnologia da informação”.

Os participantes instalam seus computadores e tomam seus lugares para uma maratona de atividades ligadas a dez áreas temáticas (Astronomia, Robótica, Criação, Desenvolvimento, Software Livre, Games, Simulação, Modding, Música e CampusBlog). Todos têm à disposição conexão de 5Gb.

Pela Campus Party passaram convidados de destaque como Neil Alden Armstrong, o primeiro homem que pisou na Lua, em 1969, Eveline Herfkens, coordenadora geral da Campanha dos Objetivos do Milênio das Nações Unidas, Stephen Hawking, o grande físico britânico que, por meio de um vídeo, inaugurou a edição do evento no seu décimo aniversário.

Ingresso livre

O RadarCultura lançou o concurso Radar Cultura leva você ao Campus Party. Os 50 usuários mais participativos até o dia 25 de janeiro ganharão uma inscrição, que dará direito a uma barraca de camping Iglu para duas pessoas, espaço no acampamento, passe livre para todas as palestras e acesso à infra-estrutura tecnológica oferecida. Para ganhar basta se inscrever no endereço www.radarcultura.com.br/campusparty e participar da programação interativa sugerindo músicas, propondo conversas, pautas, indicando podcasts ou votando.

Para avaliar a atuação do internauta, o RadarCultura estabeleceu relação de pontos para cada tipo de atividade dentro do site. O nome dos premiados será divulgado no dia 30 de janeiro.Regras – Podem participar pessoas com idade acima de 12 anos. Os menores de idade deverão estar acompanhados pelo pai, mãe ou maior de idade responsável, que deverão preencher e apresentar declaração assinada, conforme modelo fornecido pela organização do evento, com firma reconhecida.

As participações dos cadastrados no site www.radarcultura.com.br serão avaliadas entre 26 e 30 de janeiro a partir dos seguintes critérios para a escolha dos vencedores: pedido de música atendido – Peso 10; sugestão de Playlist – Peso 10; sugestão de Podcast – Peso 10; sugestão de Conversa – Peso 10; pedido de música – Peso 5; comentário publicado – Peso 5; comentários recebidos – Peso 5; votos recebidos – Peso 1; voto – Peso 1. Os vencedores serão informados por telefone ou e-mail. A divulgação estará disponível no site www.radarcultura.com.br. O nome dos selecionados será divulgado no dia 30 de janeiro.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)