Campus Butantã recebe quinta edição do Congresso da USP

Na próxima semana, entre os dias 26 e 30, a Cidade Universitária, na capital, será a sede da quinta edição do Congresso da USP. O evento tem como meta a […]

sáb, 24/05/2008 - 18h51 | Do Portal do Governo

Na próxima semana, entre os dias 26 e 30, a Cidade Universitária, na capital, será a sede da quinta edição do Congresso da USP. O evento tem como meta a reunião de professores, estudantes e funcionários para a formação de grupos de trabalho e debate sobre temas relacionados à Universidade. Durante os dias de realização do encontro, as aulas de graduação e pós, em todos os campi da USP, poderão ser suspensas. Para saber se terá aulas, recomenda-se ao estudante que entre em contato direto com a unidade.

No que se refere aos funcionários técnico-administrativos, a Reitoria concordou que os delegados eleitos para o Congresso teriam seu ponto liberado, de acordo com a decisão do diretor de cada Unidade. A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) não aceitou a proposta e comunicou que não participará do evento. Claudionor Brandão, diretor do Sintusp, declarou à Rádio USP que “todos os segmentos deveriam participar do Congresso em condições iguais”, e por isso a opção dos funcionários por não atuarem durante o encontro. A decisão foi tomada pelo Sintusp em assembléia realizada no último dia 15.

As demais categorias – professores e estudantes – poderão participar com até 250 delegados cada. Estes terão direito a voto e veto nas decisões a serem tomadas durante o Congresso. Todos os que comparecerem ao evento podem participar dos debates como ouvintes; a manifestação por voz será permitida para os não-delegados caso haja disponibilidade de tempo.Momento privilegiado

A professora Lucília Daruiz Borsari, do Intituto de Matemática e Estatística (IME) e diretora da Associação dos Docentes da USP (Adusp), vê na realização do Congresso uma oportunidade de consolidar o “momento privilegiado” pelo qual passa a democracia na Universidade.

“Temos a perspectiva de discussão de uma estatuinte, que possa elaborar de maneira mais democrática os estatutos da Universidade”, afirmou a professora à Rádio USP. A professora ressalta que a questão da autonomia universitária motiva a realização de debates sobre a estrutura de poder que se espera na Universidade.

Programação

Confira abaixo a programação do Congresso:

Segunda-feira, 26:

A partir das 13h: credenciamento e formação dos Grupos de Trabalho (GTs)

14h: debate de abertura: “Da Universidade que temos à Universidade que queremos”

18h: apresentação do Coral da USP (a confirmar) 

Terça-feira, 27:

8h30 – plenária de instalação: aprovação do regimento do V Congresso

11h: – exposição de visões sobre Conjuntura e Universidade

14h: GTs sobre os temas 1 e 2

18h: sistematização dos debates e das deliberações dos GTs sobre os temas 1 e 2

19h: debate “Condições de acesso e políticas de permanência estudantil” 

Quarta-feira, 28:

9h: plenária – temas 1 e 2

14h: GTs sobre os temas 3 e 4

18h: sistematização dos debates e das deliberações dos GTs sobre os temas 3 e 4

19 horas – debate: “Universidade e políticas para Ciência e Tecnologia” 

Quinta-feira, 29:

9h: plenária – temas 3 e 4

14h: GTs sobre os temas 5 e 6

18h: sistematização dos debates e das deliberações dos GTs sobre os temas 5 e 6

19h: debate “Educação popular e transformação da Universidade” 

Sexta-feira, 30:

9h:  plenária – temas 5 e 6

15h: plenária de encerramento do Congresso. Todos os eventos no período da manhã acontecerão no Anfiteatro Camargo Guarnieri, que fica na Rua do Anfiteatro, 191, Cidade Universitária. Os da tarde ainda não têm localização confirmada.

Da Agência USP de Notícia

(M.G.)