Campos recebe o 38º Festival de Inveno

Evento presta homenagem às mulheres

sex, 06/07/2007 - 13h36 | Do Portal do Governo

É neste sábado, dia 07, que será aberta a 38ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Em homenagem às mulheres, o Festival terá três semanas de intensa programação de música erudita, com 48 consertos e estrelas como a soprano Kiri Te Kanawa, as pianistas Cristina Ortiz e Sonia Rubinski, a trompetista Alison Balsom, a violonista Sharon Isbin, as sopranos Rosana Lamosa e Gabriela Geluda, e o Trio Eróica. Jocy de Oliveira será a compositora residente desta edição, dentre outras. Serão homenageadas in memorian três grandes personalidades da música brasileira: a pianista e compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935), a pianista Guiomar Novaes (1894-1979) e a soprano Bidu Sayão (1902-1999).

O público terá ainda uma montagem da ópera Rita, de Gaetano Donizetti, com a regência da paulistana Débora Waldman e a direção cênica de Carla Camurati. Atriz e diretora que acumula grande experiência em teatro, cinema e televisão, Carla Camurati já dirigiu a Carmen, de Bizet, Madame Butterfly, de Puccini e o filme La Serva Padrona, baseado na ópera bufa de Pergolesi. Debora Waldman estudou na Argentina, Israel e no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris; é assistente do maestro Kurt Masur na Orquestra Nacional da França.

Campos do Jordão vai receber também no Festival artistas do porte de Antônio Meneses, London Brass, Jean-Louis Steuerman, a OSB, OSESP, a Orquestra Sinfônica Municipal, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, dentre outras.

Estão programados 48 espetáculos em 23 dias. Grande parte deles com preços populares e muitos gratuitos na Praça do Capivari, nas Igrejas Sta. Terezinha e São Benedito.

Para abrir o Festival, como de praxe, sobrirá ao palco do Cláudio Santoro, às 21h do sábado, nada mais que a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, comandada pelo maestro John Neschling.

O melhor estudo

 

Este ano, assim como acontece desde 2004, os bolsistas formarão a Orquestra Acadêmica que tocará e gravará um CD sob a regência do Maestro Roberto Minczuk, Diretor Artístico do Festival. Nos últimos anos, com o Prêmio Tim de Melhor CD Clássico em 2006 e o Prêmio Carlos Gomes na categoria Melhor Orquestra em 2005, a Orquestra Acadêmica formada pelos artistas do Festival (professores e alunos) é sinônimo de qualidade e de aprendizado de alto nível.

Para Roberto Minczuk, “aprofundando ainda mais o foco na formação de jovens de grande talento, ilustres músicos internacionais compõe o corpo de artistas residentes, dando aulas e master classes para os talentosos bolsistas, que passam por um rígido processo de seleção, a exemplo do que acontece nos principais festivais dos Estados Unidos, Europa, Canadá e Japão.”

Aulas e master classes serão ministradas por músicos de formações e instituições de renome mundial: Filarmônicas de Nova York, Buffalo, Calgary e Buenos Aires, Ópera de Frankfurt, Conservatórios de Milão, da Nova Inglaterra e da República Tcheca, Universidades de Boston, Iowa, Massachussets e Ottawa, Sinfônicas de Baltimore e Baden-Baden, Royal Philharmonic Orchestra, Halle Orchestra, Royal College of Music, Lyric Chamber Music Society de New York.

Aos melhores alunos serão concedidas três bolsas: o Prêmio Eleazar de Carvalho (somente para alunos brasileiros), uma para o Festival de Schloss Pommersfelden na Alemanha e outra para o Festival de Attergau na Áustria.

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão 2007  é realização do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura, com produção do Centro Tom Jobim. Tem o patrocínio de Bradesco Prime e Sabesp. Apoio Cultural: Grande Hotel, Senac, Restaurante La Casserole. Apoio Institucional: Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, Consulado Geral dos Estados Unidos, Universidad de Costa Rica, New England Conservatory, Fundación de Orquestras Juveniles e Infantiles de Chile, Prefeitura de Campos do Jordão, TV e Rádio Cultura.

Ingressos

 

Já estão à venda os ingressos para o 38° Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão – Dr. Luís Arroba Martins, que se realizará naquela cidade entre os dias 7 e 29 de julho. Os ingressos podem ser adquiridos em diversos pontos na cidade e no estado de São Paulo, e também em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Brasília e Vitória. A central de vendas é a Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br – tel.: 11.2163.2000). Os ingressos custam de R$ 10,00 a R$ 120,00.

O Festival Internacional de Inverno irá ocupar seis espaços em Campos do Jordão – Auditório Cláudio Santoro, Praça do Capivari, Capela do Palácio Boa Vista, Igreja Sta. Terezinha, Igreja São Benedito e Espaço Cultural Cinema Dr. Alem. O concerto de encerramento será na Sala São Paulo, no dia 29, com a Orquestra Acadêmica, regida pelo diretor artístico do Festival, Maestro Roberto Minczuk.

Da Secretaria da Cultura