Campos do Jordão terá plano para erradicação de áreas de risco

A Secretaria Estadual da Habitação e a prefeitura de Campos do Jordão estão empenhadas em resolver o problema habitacional do município. Na quarta-feira, 13, o secretário Lair Krähenbühl recebeu em […]

sáb, 16/02/2008 - 15h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Habitação e a prefeitura de Campos do Jordão estão empenhadas em resolver o problema habitacional do município. Na quarta-feira, 13, o secretário Lair Krähenbühl recebeu em São Paulo vice-prefeito, Dyneas Fernandes de Aguiar, para discutir um plano estratégico de erradicação das áreas de risco da cidade. As ações deverão incluir a regularização fundiária de loteamentos e, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), a construção de novas moradias e execução de obras de urbanização.

Os trabalhos devem começar com a construção de 40 unidades habitacionais na Vila Paulista, destinadas a famílias que atualmente vivem na Vila Cachoeirinha, área com risco de alagamento e deslizamento de terra. O terreno foi doado à CDHU e o projeto já está aprovado. Segundo Dyneas Aguiar, as obras devem ser iniciadas em breve. “Além dessas 40 habitações, a prefeitura vai disponibilizar outra área para a construção de mais 125 moradias, que deverão resolver o problema da Vila Cachoeirinha”, afirmou.

O vice-prefeito informou ainda que existem cerca de 600 famílias vivendo em outras áreas de risco no município. Nos próximos 15 dias, a equipe técnica da Secretaria da Habitação deverá se reunir com peritos da prefeitura para efetuar um estudo da legislação municipal e realizar adaptações necessárias para dar encaminhamento ao processo de regularização fundiária. De acordo com Dyneas Aguiar, existem nove loteamentos que precisam ser regularizados para que a CDHU possa construir novas moradias e assentar essas famílias, que serão removidas futuramente. “A idéia é realizar um projeto a médio prazo, para atender a todos”, conclui.

Assim que forem concluídos os estudos e tomadas as medidas legislativas para agilizar o processo de legalização, deverão ser realizadas novas reuniões com o intuito de estabelecer um cronograma de atendimento. Por meio desses encontros, serão indicadas as áreas prioritárias para intervenção, prazos para execução dos trabalhos e valores de investimento. Acompanharam o vice-prefeito na audiência, o secretário municipal de Planejamento de Campos do Jordão, Sérgio Abitante, o secretário-adjunto, Paulo Carvalho, e o diretor municipal de Habitação, Agenor Micaeli dos Santos.

Da Secretaria Estadual de Habitação

(M.S.)