Campos do Jordão: Orquestra Sinfônica de São Paulo encerra Festival de Inverno

Osesp será regida pelo maestro John Neschling e terá participação do pianista francês Pascal Rogé

sáb, 28/07/2001 - 11h11 | Do Portal do Governo

Osesp será regida pelo maestro John Neschling e terá participação do pianista francês Pascal Rogé

Mais de 50 apresentações, apreciadas por um público recorde estimado em 77 mil pessoas, e uma programação pedagógica ministrada por cerca de 50 professores a centenas de estudantes e músicos profissionais.

Este é apenas um balanço parcial do 32º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que se encerra neste sábado, dia 28, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), regida pelo maestro John Neschling, e a participação do pianista francês Pascal Rogé.

O programa do concerto, que já está com os ingressos esgotados, mostra a diversidade de repertório e a versatilidade da Osesp. Criada em 1953, o grupo, hoje com a direção artística do próprio maestro Neschling, sofreu grandes reformulações que acarretaram em indiscutíveis avanços em sua qualidade artística.

Em companhia de elenco tão renomado, estará o pianista Pascal Rogé. Conhecido como o ‘Embaixador do repertório francês’, por apresentar com freqüência obras de compositores nascidos em seu país.

Também serão apresentados Concerto Nº 5 em Fá Maior Op. 103, de Camille Saint-Saëns(1835-1921), Danças de Galanta, de Zoltán Kodály (1882-1967), Audibioespectro, do brasileiro Tato Taborda, e Guia Orquestral para a Juventude Op. 34, de Benjamin Britten (1913-1976).

É a primeira vez que Rogé toca ao lado da Osesp. O músico já se apresentou com as mais conceituadas orquestras do mundo, como a Sinfônica de Montreal, de Toronto, a Orquestra de Paris, a Royal Concertgebouw, Netherlands Symphony, NHK Symphony Orchestra (Tóquio), e todas as londrinas.

Também é extenso o número de gravações lançadas pelo pianista, superando a marca de 20 álbuns. Seu registro dos concertos de Ravel com Charles Dutoit e a Sinfônica de Montreal foi duplamente premiada com o Grand Prix
du Disque. Com a Sinfônica de Montreal recebeu também o Edison Award. Também foi contemplado com o Gramphone´s 1988 Award para Melhor Gravação Instrumental pelo registro das obras para piano de
Poulenc.

  • Confira a programação do festival de Campos do Jordão