Campos do Jordão oferece clima de serra

Considerada a mais alta do Brasil, a cidade tem clima frio e uma programa cultural agitada para o inverno

qui, 19/06/2014 - 20h32 | Do Portal do Governo

O outono e o inverno são as estações do ano que mais combinam com a estância climática de Campos do Jordão. Localizada a 173 quilômetros da capital paulista, a cidade é a mais alta do País pois sua altitude é de 1628 metros e é conhecida por suas baixas temperaturas, que, no inverno, registram índices negativos.

A cidade recebe, anualmente, 1,5 milhões de pessoas e oferece a seus turistas 212 opções de pousadas e hotéis, além de bares e restaurantes badalados e uma intensa programação cultural. Dentre elas está o Festival Internacional de Inverno, que, em julho deste ano, chega a sua 45ª edição e trará na programação mais de 60 concertos realizados por 18 orquestras, 20 grupos de câmara, duas bandas sinfônicas e quatro coros.

A cidade também é boa para caminhar. O ar limpo convida a explorações, que são facilitadas pelas temperaturas amenas e agradáveis durante todo o ano. No outono, as folhas dos plátanos cobrem as ruas e calçadas, e temperatura fica sempre entre 5 Cº e 17 Cº.

A dica para aproveitar o inverno na cidade – com suas madrugadas frias e geadas – é aproveitar o calor das lareiras, os chocolates quentes e a tradicional fondue, encontrada facilmente nos restaurantes locais.

Por falar em restaurante, Campos do Jordão oferece opções de cozinhas com sabores da montanha, ou seja, pratos que utilizam o pinhão, frutas vermelhas, trutas, chocolate e cerveja, levando para a mesa alguns dos produtos típicos da Serra da Mantiqueira. Aliás, a produção local destas iguarias é outro atrativo, fazendo a delícia dos que querem experimentar os aromas e sabores da montanha.

Do Portal do Governo do Estado