Campo Limpo Paulista, Santana de Parnaíba e Caieiras vão ganhar Etecs

A cerimônia de assinatura dos convênios com as prefeituras foi realizada nesta quinta-feira, 10

qui, 10/04/2008 - 12h53 | Do Portal do Governo

Os municípios de Campo Limpo Paulista (na região administrativa de Campinas), Santana de Parnaíba e Caieiras (ambos na região metropolitana da capital), vão ganhar Etecs (Escolas Técnicas), unidades de educação profissional administradas pelo Centro Paula Souza. A cerimônia de assinatura dos convênios com as prefeituras foi realizada nesta quinta-feira, 10, em Campo Limpo Paulista, e contou com a presença do governador José Serra.

“Estamos enfatizando aqui na região o ensino técnico e tecnológico porque hoje o desemprego é o problema número um de São Paulo. No entanto, as empresas se instalam e falta mão-de-obra qualificada. Com as ações de hoje, estamos criando duas mil vagas para os estudantes da região”, disse o governador José Serra no início da tarde de hoje. Ao seu lado estava a diretora-superintendente do Paula Souza, Laura Laganá. Ao todo o Governo do Estado vai investir R$ 1,5 milhão em mobiliário e equipamentos – cada unidade vai receber R$ 500 mil.

Os alunos matriculados nas unidades de Campo Limpo Paulista e Santana de Parnaíba vão iniciar as aulas já no segundo semestre deste ano. Apenas em Caieiras o trabalho começará em fevereiro de 2009. Mas a demora tem um motivo. Os alunos de Caieiras vão ganhar uma Etec instalada em um prédio inteiramente novo, ao passo que nos outros dois municípios as prefeituras estão promovendo as reformas necessárias em prédios já existentes.

Somadas, as unidades terão capacidade para receber 1380 estudantes. Caieiras e Santana de Parnaíba vão abrigar 240 alunos no ensino médio e 480 no ensino técnico enquanto Campo Limpo Paulista vai receber 210 no ensino médio e 420 no técnico.

Caieiras vai ter cursos técnicos de administração e informática; Campo Limpo Paulista vai ter enfermagem e instrumentação e equipamentos industriais; Santana de Parnaíba vai contar com Informática e Logística. Todas vão oferecer ensino médio.

Qualidade

Pelo terceiro ano consecutivo as unidades do Centro Paula Souza se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em São Paulo, entre as 20 escolas públicas com melhor pontuação, 13 são Escolas Técnicas (Etecs) – na capital, as Etecs ocupam as 11 primeiras colocações entre as estaduais. Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram ainda que, em todo o Brasil, entre as 20 melhores públicas, excluindo as federais, 14 são Etecs.

Expansão

O Governo do Estado elaborou um plano de expansão do ensino técnico e tecnológico e pretende cumprir até 2010 um aumento de 100 mil novas matrículas nas Etecs (40 mil só na capital), além de dobrar o número de Fatecs, passando de 26 para 52 unidades.

A implantação de Etecs visa contemplar o maior número possível de regiões administrativas. O programa também prevê a transformação de classes descentralizadas em Etecs. A mudança é feita em parceria com as prefeituras, que geralmente ficam responsáveis pela estrutura física das unidades.

Os critérios para definir os cursos a serem ministrados nas Etecs levam em conta os contextos sociais do local, como índice populacional, vocação regional, percentual de jovens de 18 a 24 anos, percentual de empresas em função das áreas econômicas, oferta de cursos geograficamente próximos, possibilidades de aproveitamento de prédios e terrenos disponíveis.

Um indicador da competência da instituição é a empregabilidade. Na última pesquisa realizada pelo Sistema de Avaliação Institucional (SAI) — metodologia de auto-avaliação desenvolvida pela própria instituição–, em 2007, os tecnólogos atingiram um índice de empregabilidade de 92%; os técnicos, de 77%.

Avanços

Em 2007 foram implantadas sete Fatecs (Itaquaquecetuba, Presidente Prudente, Guarulhos, Jales, Mogi Mirim, Santo André e São Caetano do Sul) e 12 Fatecs (Teodoro Sampaio, Araçatuba, Diadema, Ibitinga, Ferraz de Vasconcelos, Itanhaém, Palmital e Piraju, além de quatro unidades na capital: Itaquera, Parque da Juventude, Sapopemba e Dra. Maria Augusta Saraiva). Neste ano foram duas Etecs (Cubatão e Vargem Grande Paulista) e seis Fatecs (Araçatuba, Capão Bonito, Itu, Jaboticabal, Piracicaba e Sertãozinho).

No dia 3 de abril, o vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento, Alberto Goldman, assinou convênios para a instalação de novas unidades do Centro Paula Souza em dois municípios do Vale do Paraíba: Taubaté e São José dos Campos.

Taubaté vai ganhar uma Fatec com capacidade para 80 alunos distribuídos nos turnos vespertino e noturno e oferecerá o curso de eletrônica automotiva. São José dos Campos vai ganhar uma Etec com capacidade para 360 alunos (240 no ensino técnico, nos cursos de administração, automação industrial e informática, e 120 no ensino médio). A Fatec da cidade também será ampliada.

Manoel Schlindwein com Centro Paula Souza