Campo Limpo e Várzea Paulista: abastecimento volta em 48 horas

Enchente interrompeu o fornecimento de água para as duas cidades ontem à noite.

seg, 09/02/2009 - 15h21 | Do Portal do Governo

Na noite do domingo, 8, com o transbordamento do Rio Jundiaí, o sistema integrado de tratamento e distribuição de água de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista foi inundado, danificando todos os equipamentos responsáveis pelo tratamento e distribuição de água para as duas cidades. Equipamentos de telefonia e dados, sistemas elétricos, mecânicos, móveis, computadores, além do laboratório de análises e a área de atendimento foram completamente atingidos.

Equipes de manutenção só conseguiram acessar os equipamentos no início da manhã de hoje, quando a água foi esgotada.

Abastecimento comprometido

Em Campo Limpo Paulista, toda a cidade está com o abastecimento comprometido. Várzea Paulista tem fornecimento intermitente para 30% da população, mais precisamente na região sul. Nos dois municípios são cerca de 160 mil pessoas afetadas. A Sabesp estima que o abastecimento esteja normalizado nas próximas 48 horas.

Providências

  • Unidades da Sabesp de todo o Estado foram acionadas;
  • 20 caminhões-pipa estão abastecendo as regiões mais críticas, além de hospitais, postos de saúde e delegacias;
  • Equipamentos e funcionários foram deslocados de municípios da região e de outras cidades do Estado, principalmente da capital. Cem pessoas trabalham neste momento para a recuperação do sistema;
  • A população está sendo informada por meio de carros de som que circulam com informações e solicitam também que a água dos reservatórios residenciais seja usada com atenção;
  • 24 mil copos com água foram distribuídos para as Prefeituras de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, para atendimento aos desabrigados e para as equipes que trabalham desde a noite de ontem.

A Sabesp não medirá esforços para minimizar esta situação.

Informações relevantes:

É importante, neste momento, que a população utilize a água dos reservatórios residenciais estritamente para higiene e alimentação.

Da Sabesp