Campinas versa história com toques culturais

Entre os inúmeros atrativos, a cidade se destaca pelo Festival Gastronômico e a Catedral Metropolitana

sex, 20/07/2012 - 11h03 | Do Portal do Governo

Com mais de 260 anos de história, Campinas desperta nos turistas o gosto por conhecer caminhos passados que hoje a tornam uma potencia do interior. Distante apenas 92 Km de São Paulo, a cidade traz entre os destaques o Bosque Jequitibás e a Catedral Metropolitana.  

Para começo de viagem, os turistas podem aproveitar para contemplar a Igreja São Benedito. A construção, de 1835, possui fachada neo-romântica criada pelo arquiteto Ramos de Azevedo.

Outro exemplo da religiosidade campineira é a Catedral Metropolitana, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Inaugurada em 1883, a igreja, de taipa de pilão, possui em seu interior vários trabalhos talhados em madeira.  

Um dos locais mais visitados em Campinas é o Bosque Jequitibás. Com uma área de 10 hectares de reserva florestal nativa, é possível fazer caminhadas e aproveitar o contato com a natureza. A área ainda abriga um zoológico com 300 espécies de animais como: leões, tigres, lobo-guará, arara-azul e hipopótamo. Já no Parque Portugal os turistas têm a chance de dar um passeio de bondinho por volta da Lagoa do Taquaral.

No Museu Carlos Gomes o visitante pode observar objetos pessoais, o piano e outros instrumentos do compositor. O local tem coma finalidade preservar a vida e a obra da família, que deu início ao ensino da música na cidade.

Já na área da antiga fazenda Mato Dentro, hoje funciona o Parque Ecológico Emílio José Salim. Destinado a preservar e recuperar valores arquitetônicos e paisagísticos da região, o local reúne espécies nativas da região da bacia do rio Piracicaba e o Museu de História Natural, criado em 1938 e que abriga um acervo representativo da fauna brasileira.

4º Festival Gastronômico de Campinas

Quem visitar a região de Campinas até o dia 12 de agosto pode conferir a 4ª edição do Festival Gastronômico. O evento traz este ano uma homenagem à culinária portuguesa.

Ao todo serão 56 restaurantes distribuídos pelos municípios de Campinas, Holambra, Indaiatuba, Jaguariúna, Santo Antonio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, que elaboraram pratos especiais com um gostinho de Portugal. Clique aqui e veja a lista completa. 

Do Portal do Governo do Estado