Campinas vai utilizar resíduos urbanos para produzir composto para adubo

Ação é uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura local; principais beneficiados são os agricultores da região

ter, 20/09/2016 - 8h48 | Do Portal do Governo

Os agricultores da região de Campinas vão contar com um novo tipo de adubo orgânico. O produto, fruto de uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura local, será produzido a partir de resíduos urbanos, como restos de frutas, podas de árvore e cortes de grama, e utilizado na agricultura, parques e jardins.

O acerto foi feito pelo Instituto Agronômico do Estado (IAC), da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento. Já o recolhimento dos materiais de poda, como galhos, troncos, folhas e grama, é de responsabilidade da administração municipal. A iniciativa também contará com a participação da Sociedade de Abastecimento de Água de Campinas (Sanasa), que adicionará lodo de esgoto tratado para enriquecer o composto, e da Central de Abastecimento (Ceasa), que contribuirá para a mistura com restos de frutas que não foram comercializadas.

Existe a possibilidade, ainda em estudo, de utilização da logística da própria Ceasa, a partir dos veículos que chegam carregados da produção no campo e voltam vazios, para levar o produto em seu retorno à propriedade rural.

A iniciativa também trará ganhos ambientais, pois os restos de poda e grama deixarão de ser depositados nos aterros rurais. Para o diretor do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonnel, “o trabalho conjunto servirá de base para estudos científicos de aplicação do composto no sistema de produção agrícola do Estado.”

Do Portal do Governo do Estado