Campinas terá local com atendimento semelhante ao do Cratod

Programa Recomeço chegará à cidade e fortalecerá a rede integrada de assistência aos dependentes químicos

ter, 09/04/2013 - 17h53 | Do Portal do Governo

“Nós temos o dever de não nos omitir. Foi pela omissão que o Brasil se tornou o maior consumidor de crack do mundo, e São Paulo não se omite”, disse o governador Geraldo Alckmin, nesta terça-feira, 9, durante evento na cidade de Campinas. No encontro, Alckmin e o prefeito Jonas Donizette firmaram parceria para a implantação do Programa Recomeço no município. O acordo prevê modelo de atendimento semelhante ao adotado no Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), na capital, que oferece, além do tratamento médico, assistência social e jurídica aos dependentes e familiares.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A ação amplia e fortalece a rede integrada de assistência aos dependentes químicos. A rede é responsável pelo paciente desde o primeiro acolhimento até sua reinserção social, estabelecendo fluxos para avaliação e encaminhamento dos pacientes e seus familiares.

“Dependente químico é doente, precisa de tratamento. São Paulo oferece este tratamento. Nós vamos dar as mãos às famílias para dar oportunidade ao jovem na sua recuperação”, disse o governador. O local foi definido pela prefeitura e contará com um Plantão Judiciário e Social semelhante ao implantado na capital paulista.

A ideia é que, a partir de avaliação médica e multiprofissional, os pacientes possam receber, com celeridade, assistência de saúde, social e jurídica, respeitando a legislação vigente. Segundo o governador, “90% dos casos atendidos são de ambulatório e consultório, sem necessidade de internação”. Em 75 dias de operação do Cratod na Capital, foram realizadas 519 internações. Nenhuma foi compulsória. “Foram 3 mil abrigamentos em casas transitórias, abrigos e comunidades terapêuticas”, disse Alckmin.

Os pacientes serão encaminhados para os Centros de Atenção Psicossociais de Álcool e Drogas (Caps-AD) que se responsabilizarão pelo projeto terapêutico. Nos casos de dependentes com quadros de saúde mais graves, a Secretaria de Estado da Saúde firmará parcerias com serviços de saúde de Amparo e Atibaia, ativando imediatamente leitos de enfermaria em hospital geral. A meta é que este modelo esteja integralmente implantado em Campinas até o mês de maio.

Outros anúncios

Durante o evento, Alckmin revelou ainda que o galpão onde será construído o Cratod receberá também a maior AME (Ambulatório Médico de Especialidades) do Estado – que já está em construção – e contará com um CRI (Centro de Referência do Idoso), voltado ao atendimento integral da pessoa idosa, incluindo assistência social, oficinas, lazer e apoio familiar.

Do Portal do Governo do Estado