Campinas recebe Unidade de Reabilitação Lucy Montoro

Centro terá capacidade para atender 10 mil pessoas mês

seg, 22/03/2010 - 15h45 | Do Portal do Governo

A cidade de Campinas recebeu nesta segunda-feira, 22, uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. O centro, localizado à Rua Márcia Mendes, Cidade Universitária, contará com espaço para atendimento integrado com equipamentos, tecnologias avançadas, equipes médicas multidisciplinares e terá capacidade para 10 mil atendimentos por mês. O Governo do Estado investiu R$ 11 milhões no novo espaço.

“Este trabalho na verdade é seminal, ou seja, é uma semente que não vai atender tudo e não vai aumentar muito. O que nós temos a fazer é multiplicar essas iniciativas, inclusive por todas as prefeituras, que tem que estar ligadas na reabilitação que é o que a gente pretende com todos esses centros que serão referências e geradores de empregos”, disse o governador José Serra.

A unidade foi construída em uma área de 4 mil metros quadrados. Dividido em ambientes especialmente preparados para oferecer maior conforto aos usuários e seus acompanhantes, a unidade possui o que há de mais moderno em infraestrutura e equipamentos. Na ocasião, a cidade também receberá a Unidade Móvel da Rede Lucy Montoro.

“Nós estimamos que há 250 mil pessoas nesta região que necessitam desse tipo de atendimento para a reabilitação, que é um trabalho na área médica que exige muita paciência e que tem um altíssimo rendimento”, afirmou o governador.

O hospital, futuramente, terá também como recurso de reabilitação um simulador de equitação, que oferece vantagens e benfeitorias da simulação dos movimentos do cavalo, trabalhando o equilíbrio e transferência de peso. Outras tecnologias de ponta serão utilizadas no processo de reabilitação, como um sistema norte-americano de exercício com estímulo muscular, que medirá o estímulo enviado pelo equipamento e a respectiva resposta muscular do paciente. Além disso, disponibilizará Bicicleta com Estimulação Elétrica Funcional, que permitirá a quem sofreu lesão medular se exercitar num equipamento similar a bicicleta ergométrica. O espaço conta ainda com maca ortostática, que sustenta o paciente com paraplegia em pé para o treino de hipotensão postural.

A unidade de Campinas possuirá laboratórios de Eletroneuromiografia e de Potencial Evocado, que fazem a avaliação muscular nervosa dos membros e do sistema nervoso central, respectivamente. Os usuários terão à disposição o serviço de órteses e próteses e receberão tratamento diferenciado para garantir as ajudas técnicas para locomoção.

Compõem também a unidade praça de convivência, sala de terapia ocupacional, adulto e infantil, sala de condicionamento físico, fisioterapia, fonoaudiologia, oficinas terapêuticas, piscina aquecida, oficinas profissionalizantes e de artes, e sala de psicomotricidade, além de brinquedoteca.

Até o final de 2010, o Governo do Estado inaugura, na capital e interior, 17 unidades da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, que também já conta com uma Unidade Móvel. A Rede recebe investimento e é gerida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela Secretaria da Saúde.

Além de Campinas, mais 11 cidades do interior do Estado de São Paulo contarão com a Rede de Reabilitação Lucy Montoro. São elas: São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté, Jaú, Fernandópolis, Botucatu, Presidente Prudente, Marília, Pariquera-Açu e Santos. Já na capital, as unidades estão localizadas em Santo Amaro, Vila Mariana, Lapa e Jardim Umarizal.

Lançada por Decreto em maio de 2008, toda a Rede deverá fornecer 100 mil atendimentos por mês às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.  Outras regiões do estado também poderão receber unidades, após análise técnica e entendimentos entre governo e prefeituras locais.

As unidades sempre empregam uma equipe completa de profissionais, composta de médicos fisiatras, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas especializados em Reabilitação, além de fornecerem ajudas técnicas, como órteses e próteses.

Unidade Móvel

Lançada em São Paulo no dia 19 de janeiro, a Unidade Móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro visita o interior paulista, colhe dados das pessoas atendidas e personaliza as ajudas técnicas em oficina especializada na capital. Já esteve nas cidades de Jacareí, Taubaté, Guaratinguetá, Cruzeiro, Avaré, Sorocaba, Capão Bonito e Piracicaba. Agora é a vez de Campinas receber a Unidade Móvel. Ela estará na cidade do dia 22 ao dia 26 de março e terá atendimento das 7h às 19h.

A Unidade Móvel é um hospital sobre rodas de 15m de comprimento x 2,60m de largura, pesa 20 toneladas, que levou três meses para ser montada e adaptada, num trabalho que contou com dez profissionais. Além de elevador hidráulico para atender à pessoa em cadeira de rodas ou em maca, a unidade dispõe de banheiro adaptado, um consultório médico, sala de espera e oficina de órteses e próteses, composta por salas de prova, de máquinas e de gesso. Vários profissionais da área da saúde fazem o atendimento, entre os quais médicos fisiatras, técnicos de órtese e prótese, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e enfermeiros.

Nesta segunda-feira, o município de Campinas também recebeu duas estradas vicinais recuperadas.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência