Campinas recebe primeiro CIC no interior do Estado

Centro de Integração da Cidadania foi criado com objetivo de facilitar o acesso à Justiça ao cidadão da periferia

ter, 11/07/2006 - 13h02 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo inaugurou na manhã desta terça-feira, dia 11, mais uma unidade do Centro de Integração da Cidadania (CIC) no Estado. A cidade escolhida foi Campinas, dona de uma das maiores populações de São Paulo, cerca de 1 milhão e meio de pessoas.

O 10º posto do CIC levará aos cidadãos campineiros, moradores de regiões afastadas dos centros, diversos serviços públicos essenciais à garantia dos direitos básicos, cidadania e acesso à Justiça. Entre eles, educação para o consumo; respeito aos direitos humanos e ambientais; orientação social; acompanhamento jurídico; mediação de conflitos de pequenas causas; atendimento policial; para casos de menor potencial ofensivo; emissão de carteira profissional; identidade, entre outros documentos, de forma rápida, segura e gratuita.

Nos mais de seis mil metros que compreendem o espaço destinado ao CIC Campinas, localizado no bairro de Vida Nova, estima-se que serão beneficiadas 50 mil pessoas.

O bairro está localizado na região sudoeste da cidade e apresenta vários bolsões de miséria, com índice elevado de desemprego e violência.

“Implantamos o CIC no Vida Nova porque é um bairro que apresenta uma série de situações difíceis. Hoje trazemos um Centro de Integração para a população e mostramos que Vida Nova hoje significa verdadeiramente uma nova vida para Campinas”.

O governador destacou, ainda, que para os moradores dos bairros de abragência do Vida Nova, a instalação desse Centro também vai prevenir a violência, por atuar na origem do conflito e reunir as duas polícias, civil e militar, no local.

Ainda foram inauguradas a Sala de Leitura e o Acessa São Paulo (inclusão digital), parceria com a Casa Civil. A obra custou ao Estado de São Paulo cerca de dois milhões de reais, levou 17 meses de execução e gerou 150 empregos, entre temporários e fixos, colaborando para o desenvolvimento da região.

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa coordenado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, foi criado com objetivo de facilitar o acesso à Justiça ao cidadão da periferia. O programa, que completou dez anos, já atendeu mais de cinco milhões de pessoas, nos oito postos fixos da capital e Grande São Paulo.

Estiveram presentes na inauguração, a secretária de Justiça, Eunice Aparecida de Jesus Prudente e deputados.

O novo Centro de Integração da Cidadania de Campinas atenderá a população de 17 bairros. Segundo a Coordenadoria Regional de Assistência Social de Campinas, a região possui três núcleos residenciais da Cohab e 32 ocupações. Também é finalidade do CIC promover a inclusão social e estimular a participação solidária da comunidade, para o exercício pleno dos seus direitos.