Campinas recebe investimentos para projetos de novos reservatórios

O aporte de R$ 14,8 milhões será destinado para os projetos executivos e as pesquisas de impacto ambiental

sex, 02/05/2014 - 11h20 | Do Portal do Governo

A região de Campinas recebeu investimentos de R$ 14,8 milhões para o desenvolvimento dos projetos de dois novos reservatórios de água. A medida foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin, que esteve na cidade nessa sexta-feira, 2.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Com o aporte, serão realizados os projetos executivos e as pesquisas de impacto ambiental na Bacia dos rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari, que receberá os reservatórios. “Assinamos a liberação para o licenciamento ambiental de duas grandes barragens. A barragem Pedreira, no rio Jaguari, terá 26,3 milhões de metros cúbicos de água e, a barragem Duas Pontes, no rio Camanducaia, 41,1 milhões de metros cúbicos de água”, explicou o governador.

LEIA TAMBÉM:
Obras de ampliação da Anhanguera e D. Pedro I são entregues na região de Campinas 

O reservatório de Pedreira ocupará uma área de 2,1 quilômetros quadrados e vai permitir uma vazão regularizada de 9,6 mil litros de água por segundo. O reservatório Duas Pontes deverá ocupar uma área de 4,6 quilômetros quadrados e vai permitir uma vazão regularizada de 9,8 mil litros de água por segundo. O ganho total de vazão em relação às vazões mínimas será de 6,4 mil litros de água por segundo.

Os novos reservatórios serão construídos abaixo do complexo Cantareira e têm por objetivo criar uma reserva hídrica estratégica que vai permitir aprimorar a operação do Sistema Cantareira, especialmente nas épocas de estiagem. 

Do Portal do Governo do Estado