Campeonato de xadrez mobiliza CPP Campinas

Disputa acirrada envolveu reeducandos de todos os pavilhões da unidade

qui, 27/12/2007 - 14h29 | Do Portal do Governo

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Ataliba Nogueira, em Campinas, finaliza 2007 com uma série de atividades comemorativas a mais um ano de trabalho. Dentre elas, foi realizado um torneio de xadrez entre os reeducandos, com a adesão de todos os pavilhões da unidade.

O evento, que aconteceu pela primeira vez em março deste ano, foi disputadíssimo e, para se chegar aos 18 jogadores finalistas foram realizadas preliminares, de onde saíram os dois melhores de cada pavilhão – que viriam a disputar a grande final no Espaço Cultural do CPP.

As partidas finais foram acompanhadas pelo árbitro da Federação Paulista de Xadrez Willian Idrani, o que deu um tom ainda mais acirrado à disputa. “A grande importância do xadrez na vida das pessoas é que, além de favorecer o desenvolvimento mental, impõe uma disciplina atrativa e agradável transmitindo autoconfiança e possibilita um maior rendimento em matérias escolares”, destaca Idrani. “Antes do início de cada partida, os jogadores foram instruídos sobre o quanto esta modalidade esportiva é significativa em suas vidas e que, além do raciocínio, aprende-se a prever as prováveis conseqüências de atos próprios e alheios e a tomada de decisões vinculadas à resolução de problemas”, explicou.

“Um evento desta natureza, dentro de um ambiente prisional, possibilita a desmistificação de que o xadrez é um esporte de elite e que somente uma determinada classe social pode jogar”, lembrou o Diretor Técnico de departamento, Lindolfo Terçariol Filho. “A cada dia novos jogadores vão surgindo neste ambiente de reclusão, já que, aqueles que conhecem as técnicas do xadrez tornam-se multiplicadores do conhecimento da arte”, finalizou.

Da Secretaria da Administração Penitenciária

(L.F.)