Campanha Viva sem cigarro quer ajudar paulistano a parar de fumar

Van com profissionais da Saúde percorrerá semanalmente a capital fazendo testes de dependência e encaminhando fumantes para tratamento

qui, 28/08/2008 - 16h17 | Do Portal do Governo

 A Secretaria Estadual da Saúde lançou nesta quinta-feira, 28,  a campanha “Viva sem cigarro”. O objetivo é abordar os paulistanos nas ruas para prestar orientação e ajudar os fumantes a largarem o vício. A iniciativa faz parte das atividades do Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta sexta, 29 de agosto. A primeira ação ocorrerá amanhã, das 9h às 13h, no Pátio do Colégio, centro de São Paulo.

Semanalmente, uma van estilizada do Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas) irá a um local público de grande circulação, como praças, parques, saídas de estações do metrô e canteiros de grandes avenidas. Além da logomarca da campanha, o veículo poderá ser identificado pela foto da apresentadora Luiza Mell, garota-propaganda da ação.

Os profissionais da instituição irão distribuir folhetos com informações sobre os malefícios do cigarro e dicas de como parar de fumar, além de aplicar um teste para avaliar a dependência das pessoas ao cigarro e outro para medir o nível de monóxido de carbono no organismo dos fumantes. Os interessados serão encaminhados para tratamento especializado em unidades públicas de saúde da capital.

“A idéia é ir ao encontro das pessoas e oferecer ajuda, e não esperar que os fumantes busquem tratamento. Será uma ação de promoção de saúde fundamental para alertar sobre os riscos do cigarro e convencer os paulistanos a abandonarem o vício”, afirma o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O projeto será desenvolvido inicialmente na capital. A partir do próximo ano a idéia é estender a campanha para outras cidades da Grande São Paulo, interior e litoral do Estado.

 

Secretaria da Saúde

(I.P.)