Campanha previne contra câncer bucal em idosos

Durante a vacinação contra a gripe, população com 60 anos ou mais poderá realizar exame de prevenção e diagnóstico da doença

dom, 28/04/2013 - 11h07 | Do Portal do Governo

Os idosos que participarem da campanha de vacinação contra a gripe, prorrogada até 10 de maio, também poderão participar da campanha para prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. A Secretaria da Saúde, em parceria com os municípios de todo o Estado, realizará exames nos idosos que forem até os postos de saúde para a imunização.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O exame para prevenção e diagnóstico precoce consiste na avaliação da boca em busca de feridas, caroços, verrugas, manchas e demais alterações que possam existir. Aqueles que apresentarem sinais de câncer serão encaminhados a uma unidade pública de saúde de referência para acompanhamento do caso.

LEIA TAMBÉM
Campanha de vacinação é prorrogada até 10 de maio

Entre os principais fatores de risco para aparecimento do câncer bucal estão a má alimentação, o tabagismo, o consumo abusivo de álcool, a falta de higienização bucal e a exposição solar sem uso de protetores.

De acordo com dados da Fundação Oncocentro de São Paulo, em 2011 foram avaliados 487 mil idosos, e 3.456 foram encaminhados para realização de biópsias que diagnosticaram 30 casos positivos de câncer bucal. Desde 2005, durante as campanhas de vacinação, 379 casos foram diagnosticados.

Do Portal do Governo do Estado