Campanha para incentivar lavagem das mãos continua

Funcionários e pacientes do Emílio Ribas estão envolvidos na ação especial

seg, 30/04/2012 - 9h56 | Do Portal do Governo

 

Você sabe lavar as mãos corretamente? Ou melhor, você tem consciência da importância desse ato de higiene para evitar doenças e contaminações? O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, pegou carona no Dia Mundial de Lavagem de Mãos, celebrado em 5 de maio, e desenvolveu ações educativas visando a conscientização para esse hábito tão simples e corriqueiro.

Desde o dia 25 de abril, o hospital está com uma programação especial que se estende até sábado, 5 de maio. As ações educativas são voltadas aos profissionais de saúde e pacientes e focam a forma correta e segura de higienizar as mãos e evitar o contágio de doenças. Por meio de folhetos, o público alvo é orientado a aplicar o sabonete com as mãos molhadas, ensaboar as palmas esfregando uma contra a outra e não esquecer de lavar o dorso.

Segundo o responsável pela Comissão do Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Instituto, infectologista Nilton Cavalcante, o hábito de lavar as mãos é o primeiro procedimento clínico básico para qualquer profissional de saúde. Ele explica que mãos limpas ajudam a evitar a propagação das doenças e diminuem o risco de infecção hospitalar.

A equipe da Comissão, responsável pela campanha, reforçará as orientações com a disponibilização de um guia com 10 passos para a limpeza adequada das mãos.

Do Portal do Governo do Estado