Campanha orienta motoboys sobre novas regras

Futuras exigências para o exercício da atividade entram em vigor em todo o país no dia 4 de agosto

seg, 25/06/2012 - 15h57 | Do Portal do Governo

A partir do dia 4 de agosto, motoboys de todo o país terão de obedecer novas exigências para o exercício da atividade. Para que ninguém seja pego de surpresa, começou nesta segunda, 25, na capital, uma campanha de conscientização realizada em conjunto entre Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e Sindimotosp.

Quem passar pelo bolsão de estacionamento para motociclistas da Praça da República, na região central da capital, receberá cartilhas e participará de blitz educativa. Está prevista a distribuição de 100 mil cartilhas em 100 bolsões de estacionamento para motociclistas de São Paulo.

Conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), motoboys terão de cumprir novas exigências para exercer a atividade. O pacote de regras inclui o uso obrigatório de itens de segurança como coletes e capacetes com dispositivos retrorrefletivos, proteção para motor e pernas, além de aparador de linha, também conhecido como antena corta-pipa, entre outros.

A cartilha funciona como um guia prático, explicando os pré-requisitos do condutor, do veículo e as leis que regulamentam a profissão. A publicação contém orientações sobre o curso especializado para motofrete, dicas para uma pilotagem segura, e o passo a passo para obter o Condumoto (certificado de capacitação para o transporte de pequenas cargas, expedido pelo DTP). Saiba mais sobre as novas exigências no site do Detran-SP.

Do Portal do Governo do Estado