Campanha no interior paulista promove coleta de embalagens vazias

Ação conjunta no município de São Bento do Sapucaí ocorre anualmente e recolhe recipientes de defensivos agrícolas

ter, 13/08/2019 - 12h34 | Do Portal do Governo

A cidade de São Bento do Sapucaí, no interior paulista, recebeu atividades da campanha de recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas conhecida como “Sistema Campo Limpo”.

Iniciativa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), a ação foi realizada em parceria com a prefeitura municipal e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, por meio das unidades locais, como a Casa da Agricultura, o Núcleo de Produção de Mudas e o Escritório de Defesa Agropecuária.

“Os produtores rurais devolvem as embalagens vazias de defensivos agrícolas sem precisar percorrer longas distâncias, pois há uma articulação institucional. O recebimento acontece em um espaço cedido pelo Núcleo de Produção de Mudas de São Bento do Sapucaí, como forma de facilitar a devolução do material”, explica o engenheiro agrônomo Ednei Antônio Marques, diretor da unidade que pertence ao Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).

Legislação

Vale destacar que as campanhas acontecem anualmente, conforme o cronograma definido conjuntamente pelos órgãos municipais e estaduais competentes do município nos setores rural e ambiental. As ações são organizadas em cumprimento à Lei Federal 9.974, que regulamenta o uso, a produção e a fiscalização de produtos químicos, sendo obrigatória a devolução das embalagens pelo agricultor.

A secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Maria Beatriz Coelho, vê com satisfação a realização da campanha, por contribuir com um meio ambiente mais saudável. “É preciso trabalhar cada vez mais na conscientização dos produtores em relação à importância da campanha de devolução das embalagens de defensivos agrícolas”, ressalta.

De acordo com a técnica de apoio agropecuário da Casa da Agricultura de São Bento do Sapucaí, Denícia Quintanilha, a atividade envolve os profissionais e agricultores em uma ação conjunta, com benefícios às propriedades agrícolas e às pessoas. “É importante destacar que os produtores rurais da cidade estão cada vez mais conscientes quanto à importância da entrega”, salienta o médico veterinário José Paulo Sieve Junior, da Defesa Agropecuária.

Palestra

Durante a atividade, a Defesa Agropecuária aproveitou a presença dos agricultores para promover uma palestra sobre o Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), que estabelece a obrigatoriedade do registro para a comercialização de produtos agropecuários.

O Inpev coordena há 15 anos o Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação.

Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores. Há uma Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas em Taubaté, também no interior do Estado, e todo o resultado da coleta é enviado para o município.