Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para Idosos tem início em São Paulo

Alckmin participa do lançamento da campanha e inaugura farmácia de manipulação que vai distribuir remédios homeopáticos pelo SUS

seg, 23/04/2001 - 13h11 | Do Portal do Governo


Alckmin participa do lançamento da campanha e inaugura farmácia de manipulação que vai distribuir remédios homeopáticos pelo SUS

O governador Geraldo Alckmin esteve no Centro de Saúde Pinheiros, na Zona Oeste da Capital, no início da manhã desta segunda-feira, dia 23, para o lançamento da Campanha de Vacinação Contra Gripe para pessoas com idade acima de 60 anos.

Acompanhado do ministro da Saúde, José Serra, e do secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, o governador também inaugurou a farmácia homeopática do Centro de Saúde. A farmácia vai aviar receitas e produzir medicamentos homeopáticos gratuitamente para atender a demanda do posto e outras unidades da Capital.

Para Alckmin, a Campanha de Vacinação contra Gripe, implantada na Capital há quatro anos e no Interior há três, tem sido bem sucedida. ‘A campanha tem demonstrado de maneira objetiva que, com a vacinação, diminui muito a incidência de gripe e suas complicações, principalmente no inverno’. Ele informou ainda que a vacina também diminui a ocorrência de pneumonia e outras doenças respiratórias, reduzindo o número de internações. ‘As pessoas estão percebendo a importância de se evitar problemas de saúde mais graves. Por isso, estão divulgando entre si a importância da vacinação’. Alckmin lembrou que não há efeitos colaterais. ‘A vacina é testada e está comprovado que ela é um benefício para a população’.

O ministro da Saúde, José Serra, informou que o número de internações por problemas pulmonares nos leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) teve uma diminuição de 26 mil casos em função das campanhas de vacinação dos últimos dois anos. ‘A meta, em todo o País, é chegarmos a mais de 9 milhões de pessoas com mais de 60 anos imunizadas.
A vacina é uma boa proteção contra as gripes e suas complicações e este ritmo deve ser mantido’.

Este é o terceiro ano consecutivo que o Ministério da Saúde e o Governo do Estado realizam esta campanha. Iniciada nesta segunda-feira, ela deve se estender até o dia 4 de maio, em todo o território nacional. Os postos de saúde continuarão atendendo, após este período todos os idosos e, segundo informou o secretário da Saúde, José da Silva Guedes, ‘as pessoas com idade acima de 60 anos serão incentivadas a comparecer no dia do seu aniversário para atualizar as vacinas contra gripe, tétano e difteria’.

Guedes informou ainda que há três anos, primeiro ano da campanha, foram vacinados quase 70% da população idosa do Estado. ‘Tivemos uma queda de aceitação da vacina no ano passado e esse número baixou para 64%. Neste ano, esperamos atingir 70% dos 3 milhões de idosos. A previsão é que sejam vacinadas cerca de 2,1 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos’.

O secretário disse que os agentes de saúde do Estado estão visitando abrigos, asilos e entidades. ‘Locais onde o confinamento de idosos é maior e há necessidade de se realizar a atualização das vacinas’.

A diretora do Centro de Saúde, Vera Lúcia Alves, enfatizou que no posto de Pinheiros a expectativa é muito grande. ‘Há muitas pessoas para serem vacinadas, não só neste posto, mais em todos os 4.800 do Estado’. Segundo Vera, a fila de idosos aguardando para serem vacinados logo no primeiro dia comprovou a importância da campanha e os resultados que têm sido obtidos.

Entre os que aguardavam estava Dona Yolanda Andreolli Corrêa, 70 anos, que chegou cedo ao posto e disse que este será o segundo ano que vai se imunizar contra a gripe. ‘Tomei o ano passado e gostei do resultado, não peguei gripe o ano todo’. Também o comerciante chinês, Michel Chang, 73 anos, aguardava para tomar sua dose anual. O comerciante informou que, desde que a campanha foi iniciada na Capital, toma a vacina todo ano. ‘Nunca peguei gripe e por isso acho a campanha muito boa’.

Farmácia Homeopática

Responsável pela manipulação de medicamentos na farmácia homeopática inaugurada nesta segunda-feira, a farmacêutica Alcione Alencar Rocha informou que os médicos poderão prescrever 89 medicamentos listados por uma resolução de 1989, da própria Secretária da Saúde. Ela disse que a iniciativa vai beneficiar todos os que optam pelo tratamento com a homeopatia. Alcione informou também que essa é uma especialidade médica muito aceita pela população e o serviço público não fornecia os medicamentos indicados pelos médicos. ‘Haverá, então, uma complementação do que é oferecido atualmente em termos clínicos. E as pessoas serão beneficiadas com a distribuição dos remédios receitados de forma gratuita ‘.

O secretário Guedes disse que a farmácia vai oferecer medicamentos que são bem aceitos atualmente na rede estadual de saúde. ‘A idéia é que isso vai dar certo e, com certeza, esta será a primeira de uma série de farmácias homeopáticas implantadas pelo Governo do Estado’.

Leda Ponciano