Campanha: Mutirão contra Catarata será realizado no Hospital das Clínicas no próximo sábado, dia 28

nd

seg, 23/07/2001 - 13h13 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, dia 28 de julho, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, realiza o terceiro mutirão deste ano para detectar casos de catarata.

A campanha de prevenção mobiliza mais de 100 médicos da clínica oftalmológica, além de servidores e voluntárias. O projeto também conta com a colaboração da iniciativa privada, que fornece lanches aos pacientes. O atendimento será das 7 às 12 horas.

Haverá uma triagem inicial, durante a qual os pacientes que não tiverem catarata serão dispensados. Os que apresentarem a doença, farão outros exames mais detalhados e os que necessitarem comprovadamente de cirurgia serão orientados sobre exames pré-operatórios e data da operação.

As campanhas contra catarata do HC são coordenadas pelo Prof. Dr. Newton Kara José, titular da Clínica de Oftalmologia. Segundo dados do hospital, atualmente não existe fila para fazer cirurgia de catarata. A última campanha atendeu cerca de quatro mil pacientes e selecionou cerca de 700 cirurgias, já realizadas com sucesso.

Como nas campanhas anteriores, não é preciso chegar de madrugada para garantir atendimento, mas é necessário que a pessoa tenha 50 anos ou mais. Os interessados devem comparecer ao Prédio dos Ambulatórios, que fica na avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 188 (em frente ao InCor), com documento de identidade.