Campanha: Mutirão contra Catarata acontece no Hospital das Clínicas neste sábado, dia 28

HC é vinculado à Secretaria Estadual da Saúde

qua, 25/07/2001 - 11h17 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 28 é dia de Mutirão Contra a Catarata no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP). É o terceiro mutirão deste ano para detectar e tratar casos da doença.

A campanha de prevenção envolve mais de 100 médicos da clínica oftalmológica, além de servidores e voluntárias. O projeto também conta com a colaboração da iniciativa privada, que fornece lanches aos pacientes.

O atendimento será das 7 às 12 horas. Os pacientes passam por uma triagem inicial. Os que não tiverem catarata serão dispensados e os que apresentarem a doença, farão outros exames mais detalhados. Quem necessitar comprovadamente de cirurgia serão orientados sobre exames pré-operatórios e data da operação.

As campanhas contra catarata do HC são coordenadas pelo professor doutor Newton Kara José, titular da Clínica de Oftalmologia. Segundo dados do hospital, atualmente não existe fila para fazer cirurgia de catarata. A última campanha atendeu cerca de quatro mil pacientes e selecionou cerca de 700 cirurgias, já realizadas com sucesso.

Como nas campanhas anteriores, não é preciso chegar de madrugada para garantir atendimento, mas é necessário que a pessoa tenha 50 anos ou mais. Os interessados devem comparecer ao Prédio dos Ambulatórios, com documento de identidade. O HC é vinculado à Secretaria Estadual da Saúde.

Data: Sábado, dia 28 de julho de 2001
Horário: das 7 às 12 horas
Local: Hospital das Clínicas – Prédio dos Ambulatórios – Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, nº 188 (em frente ao InCor) – São Paulo-SP.